escrevinhador

por Rodrigo Vianna

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de fevereiro de 2011, 10h17

Fux é indicado para o Supremo Tribunal Federal

da Agência Brasil: O ministro Luiz Fux, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi indicado pela presidenta Dilma Rousseff para ocupar a 11ª vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação está publicada na primeira página do Diário Oficial da União de hoje (2).

Luiz Fux, do STJ, é indicado para o Supremo Tribunal Federal

por Débora Zampier, da Agência Brasil

Brasília – O ministro Luiz Fux, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi indicado pela presidenta Dilma Rousseff para ocupar a 11ª vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação está publicada na primeira página do Diário Oficial da União de hoje (2).

Natural do Rio de Janeiro, Fux teve o apoio do governador do estado, Sergio Cabral (PMDB). Ele será o segundo magistrado de carreira a integrar a Suprema Corte – atualmente, o único juiz de carreira é o presidente Cezar Peluso.

Fux integra o STJ há 10 anos e é especialista em processo civil. Sua experiência o levou a ser convidado pelo presidente do Senado, José Sarney, para liderar a comissão que elaborou o anteprojeto de reforma do Código de Processo Civil, de 1973. O ministro foi presidente da 1ª Turma do STJ, no biênio 2004/2006, e presidente da 1ª Seção do STJ no biênio 2007/2009.

O ministro será agora sabatinado pelo Senado. Após a aprovação do nome pelos parlamentares, a presidenta Dilma Rousseff fica encarregada de nomear o novo ministro.

Essa foi a escolha mais demorada de um novo integrante do STF. A vaga está aberta desde agosto, com a aposentadoria do ministro Eros Grau.

A demora na escolha de um novo ministro para o STF foi criticada nessa terça-feira (1º)  por Gilmar Mendes após a abertura do ano judiciário. “A não indicação por um tempo tão longo acaba por afetar a funcionalidade do tribunal”, disse o ministro do Supremo.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum