Ofensiva israelense na Palestina completa 7 dias com 172 mortos e 1.154 feridos

Pelo menos cinco palestinos morreram e outros dez ficaram feridos em três ataques aéreos do Exército de Israel sobre o sul da Faixa de Gaza na noite de domingo. Uma criança e seus pais foram três das cinco vítimas dos bombardeios do Exército israelense sobre a cidade de Rafah e o campo de refugiados de Khan Yunes.

Escrito en BLOGS el
[caption id="attachment_31287" align="aligncenter" width="558" caption="Hospital na Jordânia recebe palestino ferido durante ataques de Israel na noite de domingo"][/caption]

Do Opera Mundi

Pelo menos cinco palestinos morreram e outros dez ficaram feridos em três ataques aéreos do Exército de Israel sobre o sul da Faixa de Gaza na noite de domingo (13/07). Os bombardeios elevaram o número de mortos para 172 – além dos 1.154 feridos – desde o início da Operação Margem Protetora, que entra em seu sétimo dia nesta segunda-feira (14/07). Uma criança e seus pais foram três das cinco vítimas dos bombardeios do Exército israelense sobre a cidade de Rafah e o campo de refugiados de Khan Yunes, segundo informação do porta-voz dos serviços de emergência, Ashraf al Qedra. "Desde o começo da agressão militar israelense e os ataques aéreos sobre nosso povo em Gaza na terça-feira, 172 palestinos foram assassinados e 1.154 feridos, destacando que mais de 80 dos falecidos eram civis", assinalou o porta-voz. Entre as vítimas foram identificadas 36 crianças e 32 mulheres e entre os feridos, 350 menores e mais de 460 mulheres. As "Brigadas de Ezedin al Qassam", braço armado do Hamas, e outras milícias palestinas reivindicaram a autoria do disparo de foguetes a regiões e cidades do norte, centro e sul de Israel. No total, o Exército israelense notificou que 130 foguetes tinham sido lançados em direção ao seu território, dos quais 100 caíram e 22 foram interceptados pelo sistema de defesa antimísseis "Cúpula de Ferro" Incursão terrestre No domingo, Israel empreendeu sua primeira incursão terrestre em território palestino desde o início da Operação Margem Protetora. Em uma ação aparentemente pontual, oficiais da Marinha israelense trocaram tiros com homens armados do Hamas com o alegado objetivo de desativar um local utilizado como base para lançamento de foguetes contra Israel. Segundo o Exército israelense, os militares tiveram êxito na missão e permaneceram em território palestino por cerca de 30 minutos sob a cobertura de helicópteros da artilharia israelense; quatro soldados tiveram ferimentos leves. Segundo reporta a Reuters, o Hamas afirma ter atirado nos marines israelenses que chegavam pelo litoral, impedindo-os de pisar em Gaza. Em busca de refúgio, milhares de palestinos estão se dirigindo para instalações da agência da ONU que lida com o caso, a UNRWA. Depois que os aviões israelenses lançaram panfletos advertindo sobre o forte bombardeio nas cidades do norte, o fluxo de carros, mortos e até carroças puxadas com burros se intensificou.