escrevinhador

por Rodrigo Vianna

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
11 de setembro de 2014, 14h39

Pelé quer negros calados diante do racismo

Esconder a realidade para forjar harmonia é uma arma utilizada por vários grupos da nossa sociedade. Uns, por falta de informação e conhecimento, utilizam como forma de defesa. Outros, por conhecerem bem as engrenagens que movem o país, utilizam como forma de dominação.

Por Dj CorteCertu*, especial para Blog Escrevinhador

Na minha infância, pra me defender, eu era o pretinho que ria da própria condição, fazia de tudo pra passar desapercebido. Pra não ser zoado por causa da minha cor, escolhi ser o neguinho engraçado, o moleque que não incomodava e tentava ser incolor.

Não entendia nada sobre racismo, apenas sentia o preconceito e percebia que as pessoas preferiam pretos assim. Eu estava onde achavam que eu deveria estar: sem me conhecer e sem reconhecer os meus.

O rap me tirou desta posição que o Pelé insiste em dizer que é a melhor forma pra combater o racismo.

Esconder a realidade para forjar harmonia é uma arma utilizada por vários grupos da nossa sociedade.

Uns, por falta de informação e conhecimento, utilizam como forma de defesa. Outros, por conhecerem bem as engrenagens que movem o país, utilizam como forma de dominação.

Nada é tratado de maneira mais profunda.

Para a maioria, o racismo tem o poder de existir sem racistas. O racismo sempre está lá fora.

Tente conversar sobre racismo no ambiente de trabalho e verá que muitos apenas vão lutar pra mostrar que não são racistas. Não ser racista é o começo, mas não basta para acabar com o racismo.

* Editor do Portal Central Hip-Hop/BF Oficial e colunista do Brasil de Fato SP


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum