10 razões para você apoiar a greve dos petroleiros

Algumas das principais razões que você, leitor/a, deve conhecer para também apoiar a greve dos petroleiros

Por Roni Barbosa*

1 – Bolsonaro quer demitir trabalhadores, desmontar as subsidiárias para facilitar a privatização.
1.1 – As empresas estrangeiras que comprarem vão contratar trabalhadores de seus países.
1.2 –  Emprego no a setor de petróleo e gás vai ser luxo pra gringo.

2 – Os preços do gás e dos combustíveis que já estão pela hora da morte vão aumentar ainda mais

3 – O Brasil vai ter de importar combustíveis.

4 – Vai cair quase a zero a arrecadação de impostos garantidos pelo setor de petróleo e gás nos estados em que as refinarias estão instaladas.
4.1 –  Menos emprego, menos dinheiro para saúde, educação e até cobrir buraco de rua etc.
4.2 – Em muitos estados, como no Paraná, as refinarias são as maiores fontes de arrecadação individual. A paralisação das atividades dessas unidades vai deixar o estado sem a sua principal fonte de arrecadação de impostos

5 – Os municípios que são afetados pelas operações de embarque e desembarque de petróleo ou gás natural, também perderão milhões de reais mensais em royalties.

6 – A venda da petroleira vai aumentar ainda mais o desemprego porque milhares de petroleiros e de trabalhadores de empresas do entrono, como as dos setores de comércio e serviço, vão fechar as portas.

7 – o país deixará de investir milhões em grandes obras de infraestrutura, que também são responsáveis pela geração de milhares de empregos.

8 – Empresas estrangeiras da área energética vão tomar conta das nossas riquezas naturais, o que ameaça a soberania nacional.

9 – Ameaça à soberania nacional: o petróleo ainda vai ser por muitos anos a principal matriz energética do planeta. Vender é entregar isso a iniciativa privada.
9.1- O governo quer entregar também as descobertas do pré-sal e a tecnologia que somente a Petrobras desenvolveu para extração desse petróleo em águas profundas. Isso é preocupante.

10 – Perder engenharia é perder a capacidade de investimento do Estado porque a Petrobras ainda é hoje a empresa que mais investe no país, mesmo tendo reduzido drasticamente seus investimentos.

*Roni Barbosa é petroleiro, Secretario Nacional de Comunicação da CUT nacional e do Sindicato dos Petroleiros de Paraná e Santa Catarina

Avatar de Sindicato Popular

Sindicato Popular

O blog é uma parceria da Fórum com o Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense). Traz artigos e análises de temas de interesse dos trabalhadores.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR