Sindicato Popular

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de fevereiro de 2020, 17h37

10 razões para você apoiar a greve dos petroleiros

Algumas das principais razões que você, leitor/a, deve conhecer para também apoiar a greve dos petroleiros

Por Roni Barbosa*

1 – Bolsonaro quer demitir trabalhadores, desmontar as subsidiárias para facilitar a privatização.
1.1 – As empresas estrangeiras que comprarem vão contratar trabalhadores de seus países.
1.2 –  Emprego no a setor de petróleo e gás vai ser luxo pra gringo.

2 – Os preços do gás e dos combustíveis que já estão pela hora da morte vão aumentar ainda mais

3 – O Brasil vai ter de importar combustíveis.

4 – Vai cair quase a zero a arrecadação de impostos garantidos pelo setor de petróleo e gás nos estados em que as refinarias estão instaladas.
4.1 –  Menos emprego, menos dinheiro para saúde, educação e até cobrir buraco de rua etc.
4.2 – Em muitos estados, como no Paraná, as refinarias são as maiores fontes de arrecadação individual. A paralisação das atividades dessas unidades vai deixar o estado sem a sua principal fonte de arrecadação de impostos

5 – Os municípios que são afetados pelas operações de embarque e desembarque de petróleo ou gás natural, também perderão milhões de reais mensais em royalties.

6 – A venda da petroleira vai aumentar ainda mais o desemprego porque milhares de petroleiros e de trabalhadores de empresas do entrono, como as dos setores de comércio e serviço, vão fechar as portas.

7 – o país deixará de investir milhões em grandes obras de infraestrutura, que também são responsáveis pela geração de milhares de empregos.

8 – Empresas estrangeiras da área energética vão tomar conta das nossas riquezas naturais, o que ameaça a soberania nacional.

9 – Ameaça à soberania nacional: o petróleo ainda vai ser por muitos anos a principal matriz energética do planeta. Vender é entregar isso a iniciativa privada.
9.1- O governo quer entregar também as descobertas do pré-sal e a tecnologia que somente a Petrobras desenvolveu para extração desse petróleo em águas profundas. Isso é preocupante.

10 – Perder engenharia é perder a capacidade de investimento do Estado porque a Petrobras ainda é hoje a empresa que mais investe no país, mesmo tendo reduzido drasticamente seus investimentos.

*Roni Barbosa é petroleiro, Secretario Nacional de Comunicação da CUT nacional e do Sindicato dos Petroleiros de Paraná e Santa Catarina

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum