Ratinho Jr. reduz número de aulas de sociologia, filosofia e artes em escolas públicas

Governador do Paraná, aliado de Bolsonaro, planeja preencher parte da grade horária com aulas de educação financeira. Professores temem demissões

Foto: Rodrigo Félix Leal/AN-PR
Escrito en BRASIL el

O governo do Paraná, sob comando de Ratinho Jr. (PSD), anunciou neste mês uma mudança na matriz curricular do ensino médio para as escolas públicas a partir de 2021. Uma das mudanças previstas é a diminuição de carga horária de disciplinas como Sociologia, Filosofia e Artes.

A matriz curricular atual para a rede pública do estado garante ao menos duas aulas por semana de Sociologia e Filosofia nas escolas. Com a redução de carga horária, segundo informações da pasta, o governo prevê a criação de novas disciplinas e ampliação do ensino de algumas que já existem.

O objetivo da mudança, segundo o governo, é equiparar as matrizes curriculares de todas as escolas do estado.

Entre as alterações previstas, está a garantia de quatro aulas semanais de Língua Portuguesa e três de Matemática, o que hoje não acontece em toda a rede estadual. O governo também prevê a criação de novas disciplinas, como de Educação Financeira.

A mudança provocou protestos nas redes sociais. A vereadora eleita em Curitiba, Carol Dartora (PT), disse que a mudança busca "implantar o obscurantismo".

https://twitter.com/caroldartora13/status/1341507199336673280

Os professores da rede pública do Paraná criaram um abaixo-assinado para tentar barrar a nova matriz curricular. A meta é atingir 7.500 assinaturas.

"A diminuição da carga horária de filosofia implicará na demissão de milhares de professores/as dessas disciplinas", argumentam.

Os profissionais também criticaram a inclusão de Educação Financeira no currículo escolar. "Uma disciplina totalmente desconectada da realidade dos estudantes das escolas públicas paranaenses, oriundos da classe trabalhadora, que tem todo o direito de ter acesso ao conhecimento científico, filosófico, sociólogo e artístico", afirmam.