Superior dos Claretianos nega morte de dom Pedro Casaldáliga

Bispo emérito de São Felix do Araguaia, dom Pedro Casaldáliga foi um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário

Dom Pedro Casaldáliga (Arquivo)
Escrito en BRASIL el

Esta reportagem foi atualizada às 10h48 do dia 04/08/2020 com informação do padre Marcos Loro, Superior Provincial dos Missionários Claretianos do Brasil

Em áudio enviado em grupos de whatsapp da qual a Fórum faz parte, o Superior Provincial dos Missionários Claretianos do Brasil, padre Marcos Loro, negou que Dom Pedro Casaldáliga tenha morrido na manhã desta terça-feira (4). Uma fonte próxima ao bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT) confirmou a morte dele à Fórum, mas retirou a informação diante da declaração do padre Paulo.

"Ele não está bem de saúde, mas está bem", diz o padre, ressaltando que Dom Pedro será levado para a comunidade de Batatais, no interior de São Paulo, "onde vamos acompanhar mais de perto o seu estado de saúde".

Em nota (leia íntegra abaixo), a Prelazia de São Félix do Araguaia comunicou que busca uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) aérea para transferência do religioso para o interior de São Paulo.

"Estava mais ou menos prevista para ontem, segunda-feira (03), a transferência dele em teco-teco. Só que houve um agravamento nas suas condições e o médico de São Félix avaliou que seria muito complicada esta transferência, e Pedro poderia não resistir a uma viagem nestas condições. Com isso foi suspensa e foi buscada uma UTI Aérea para a transferência. Isto acontecerá, hoje (04), a qualquer hora", diz o comunicado.

Símbolo da luta em defesa da Amazônia, dos povos indígenas e pela Reforma Agrária, o bispo foi internado no Hospital de São Félix e seu estado se agravou na madrugada desta terça. o religioso sofre também de mal de Parkinson e no ano passado foi acometido por tuberculose.

Dom Pedro Casaldaliga foi um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Leia a nota na íntegra

Comunicado OFICIAL sobre a saúde do Bispo PEDRO CASALDÁLIGA

Diante de diversas notícias disparatadas sobre a saúde do bispo Pedro Casaldáliga, a Prelazia de São Félix do Araguaia informa que ele foi internado em São Félix (MT) já na semana passada com problemas respiratórios e agravamento do Parkinson. Como São Félix tem uma estrutura muito precária de atendimento à saúde (nenhum dos dois hospitais tem UTI), os padres que acompanham o dia a dia de Pedro, pensaram em transferi-lo para um lugar com melhores condições.

Os padres claretianos (a congregação a qual Pedro pertence) tem em Batatais (SP), uma estrutura de excelência para atendimento aos idosos e enfermos da congregação, e eles se dispuseram acolhê-lo com todo o carinho.

Estava mais ou menos prevista para ontem, segunda-feira (03), a transferência dele em teco-teco. Só que houve um agravamento nas suas condições e o médico de São Félix avaliou que seria muito complicada esta transferência, e Pedro poderia não resistir a uma viagem nestas condições. Com isso foi suspensa e foi buscada uma UTI Aérea para a transferência. Isto acontecerá, hoje (04), a qualquer hora.

Vamos aguardar. Com um atendimento melhor pode-se prolongar por mais algum tempo a sobrevida de Pedro. Vamos acompanhando com nossas orações e com nossas energias positivas.

A Prelazia de São Félix do Araguaia