Suspensão das operações da Itapemirim causa caos e protestos em aeroportos; veja vídeos

Às vésperas das festas de final de ano, companhia aérea cancelou todos os voos e suspendeu atividades por tempo indeterminado

Suspensão de atividades da Itapemirim provoca caos no aeroporto de Guarulhos (SP) - Reprodução
Escrito en BRASIL el

Diferentes aeroportos brasileiros registraram, na noite desta sexta-feira (18), tumulto, aglomerações e protestos de passageiros que tiveram seus voos cancelados após a suspensão das atividades da ITA, companhia aérea da empresa Itapemirim.

A aérea, por meio de nota divulgada na própria noite de sexta, anunciou que suspendeu todas as suas operações no país, por tempo indeterminado, por conta de uma “reestruturação interna”.

Clientes foram pegos de surpresa, perderam seus voos e, sem maiores explicações da empresa, relataram caos em aeroportos. Nas redes sociais, muitos expressaram indignação e cobram da ITA uma solução em meio às viagens marcadas justamente na semana que antecede as festas de final de ano.

"CALOTE da Itapemirim que cancelou todos os voos em cima da hora! Eu moro a 300km do aeroporto e agora @oficial_Anac ?? Quem vai pagar minhas férias e passagens que ja passaram de R$10k para SSA?", questionou através do Twitter, por exemplo, o usuário @nilcemar.

A Itapemirim, que iniciou suas operações no Brasil em julho deste ano, enfrenta problemas financeiros e há relatos de falta de pagamentos por parte de funcionários e fornecedores. Segundo o Portal AEROFLAP, a Orbital, empresa que presta serviços de solos para a ITA, paralisou as atividades alegando falta de pagamento, e este seria o motivo provável da suspensão dos voos.

Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou a companhia aérea "deve comunicar a todos os passageiros sobre cancelamento de voos, reacomodações e garantir atendimento integral", além de garantir reembolso aos clientes.

Já a ITA, em nota, disse que trabalha para retomar os voos "em breve" e orientou os clientes com passagens compradas para os próximos dias a entrar em contato pelo e-mail [email protected]

Confira abaixo relatos de caos nos aeroportos por conta da suspensão das atividades da Itapemirim

https://twitter.com/alvaropadupe/status/1472052037294731267
https://twitter.com/joicehasselmann/status/1472052691237056518
https://twitter.com/HelenaResende07/status/1471980209301823490
https://twitter.com/rosannedag/status/1472030233394098182

Temas