Surto de gripe gera cenas de guerra em UPA's de Guarulhos; Veja imagens

Gente deitada na grama e longas horas de espera para o atendimento. Casos de Influenza H3N2 se alastram pela maior região metropolitana do Brasil e lotam unidades de saúde

Pacientes deitados no chão e na grama na UPA São João, em Guarulhos, aguardando atendimento (Twitter/Reprodução)
Escrito en BRASIL el

Um surto de gripe provocado pelo vírus Influenza H3N2 levou a uma alta procura por atendimento em pronto socorros e UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento) de várias cidades da região metropolitana de São Paulo, mas especialmente na UPA São João, no bairro Cidade Soberana, e na Policlínica do Jardim Paraventi, em Gaurulhos, a hiperlotação gerou cenas de guerra.

Pacientes e acompanhantes registraram imagens de dezenas de pessoas deitadas num gramado, ou no chão, além de gente espalhada pelos corredores e por qualquer espaço das dependências dessas unidades de saúde, enfrentando uma longa espera por atendimento, que pode ultrapassar seis horas.

Click Guarulhos (Reprodução)
Click Guarulhos (Reprodução)

A administração municipal de Guarulhos informou à imprensa que o grande número de pacientes com sintomas de gripe é o responsável pela explosão de casos de pacientes procurando auxílio médico na cidade, gerando um volume acima da capacidade de atendimento, o que é visto nas imagens que circulam nas redes.

Segunda dados da Prefeitura de Guarulhos, neste mês, até o dia 19 (domingo), 8.051 casos de síndrome gripal foram notificados no município, embora não seja possível afirmar que todos eles, ou até mesmo que a maioria, sejam provocados pelo H3N2.

Twitter/Reprodução

Um vídeo da UPA de Cumbica, nos arredores do aeroporto internacional de São Paulo, também em Guarulhos, que teve grande divulgação no Twitter, denuncia a longa espera nas antessalas e até nas calçadas de cidadãos em busca de socorro.

https://twitter.com/welling04283126/status/1471145979856445454

Casos na capital

O número de casos suspeitos de H3N2 também cresceu abruptamente em São Paulo, a maior cidade do país. Longas filas e superlotação de algumas unidades de saúde, como a do Jabaquara e Grajaú, fizeram com que a Prefeitura de São Paulo acionasse leitos exclusivamente voltados para pacientes nessas condições no Hospital Municipal da Brasilândia, na Zona Norte.