"Não lembro de tragédia tão grande", diz Rui Costa sobre chuvas na Bahia; 18 pessoas morreram

Governador do Estado afirmou que 37 cidades foram fortemente atingidas pelos temporais. Na manhã deste domingo (26), mais uma barragem se rompeu em Jussiape, na Chapada Diamantina

Chuvas atingiram quase 400 mil pessoas. Foto: Manu Dias/GOVBA
Escrito en BRASIL el

Subiu para 18 o número de mortos nas fortes chuvas que atingem o Sul da Bahia desde o mês de novembro. Neste final de semana, duas barragens se romperam e, segundo o governador Rui Costa (PT), 37 cidades foram fortemente atingidas pelos temporais.

"Acabei de receber novo levantamento e temos, neste momento, 37 cidades fortemente atingidas pelas chuvas. Visitei Itabuna e Itajuípe e as imagens são muito fortes. Na história recente da Bahia, não lembro de tragédia tão grande", disse o governador, que visita os municípios neste domingo (26).

Na manhã de hoje, mais uma barragem se rompeu em Jussiape, na Chapada Diamantina. Na noite de ontem, outro rompimento aconteceu em Vitória da Conquista. Moradores foram orientados a deixar suas casas.

Dez rodovias estão parcial ou totalmente interditadas, segundo as polícias rodoviárias estadual e federal. Em Ubatã, um trecho da BR-330 cedeu, abrindo uma cratera.

O governo federal e cinco Estados informaram que enviarão apoio à Bahia: Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão, Paraíba e São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro (PL), no entanto, ainda não se manifestou sobre a tragédia que voltou a ganhar força neste fim de semana.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram casas destelhadas, muitos imóveis debaixo d’água e pessoas desabrigadas. Em uma das gravações, botijões de gás são arrastados por uma enxurrada em Itabuna.

https://twitter.com/kalliloliveira_/status/1475130451291480064?s=20
https://twitter.com/costa_rui/status/1475140023049768964?s=20