Hashtag contra #BolsonaroVagabundo foi disseminada por robôs, diz verificador

Segundo o Bot Sentinel do Twitter, que rastreia origem de postagens, 53 perfis inautênticos impulsionaram #BolsonaroOrgulhoNacional um dia após a fama de desocupado do presidente tomar as redes

Edição de imagens
Escrito en BRASIL el

Um dia após a hashtag #BolsonaroVagabundo ficar nos Trending Topics do Twitter por conta do comportamento ocioso e desprezível do presidente da República, que apenas curte férias andando de jet ski em Santa Catarina enquanto o estado da Bahia vive uma tragédia de dimensões gigantesca em consequência das fortes chuvas na região, bolsonaristas foram às redes para mostrar apoio ao líder extremista de direita e usaram a hashtag #BolsonaroOrgulhoNacional. No entanto, a mensagem, que até ficou entre as melhores posicionadas no mundo virtual nesta quarta-feira (29), não foi fruto da espontaneidade de seus radicais seguidores.

O perfil Bot Sentinel, do Twitter, que verifica a origem de hashtags espalhadas mundo afora informou que o tal #BolsonaroOrgulhoNacional foi disseminado por pelo menos 53 usuários "inautênticos" (robôs) na rede social. A descoberta fez crescer ainda mais os rumores sobre as atividades realizadas pelo tão falado "Gabinete do Ódio", responsável por distribuir mentiras, discursos de ódio e todo tipo de informação falsa para o eleitorado do presidente ultrarreacionário.

Histórico de mentiras e de uso de robôs

Há vários estudos e levantamentos realizados tanto por acadêmicos como por especialistas em tecnologia que apontam para o uso sistemático de perfis falsos por parte do núcleo nervoso do bolsonarismo.

Em abril de 2020, uma pesquisa realizada em conjunto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) revelou que 55% das postagens pró-Bolsonaro nas redes são originadas a partir de perfis falsos e operados por máquinas.

Um claro exemplo disso foi o uso da hashtag #BolsonaroDay, em apoio às manifestações de rua favoráveis ao governo no início do ano passado. Do 1,2 milhão de menções positivas ao chefe de Estado extremista, quase 700 mil foram publicadas por robôs.

O próprio Bot Sentinel já havia rastreado tuítes falsos de apoio ao líder de extrema direita este ano. Em 22 de setembro o verificador informou que 73 usuários automáticos colocaram #BolsonaroHeroiNacional nos Trending Topics do Twitter, assim como #iSupportBolsonaro também subiu em popularidade, semanas antes, após o vergonhoso discurso do presidente no púlpito da ONU. Tudo com auxílio de usuários que não existem.