Exclusivo: notificado judicialmente por Osmar Terra, militante do MDB responde: "escroque"

Bruno Kafka, que foi notificado judicialmente para se desculpar com o deputado, apresentou uma contranotificação extrajudicial onde argumenta em defesa do adjetivo utilizado e diz que não há lugar para gente negacionista no MDB

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) enviou notificação extrajudicial a um membro do MDB que o chamou de “escroque” em um grupo de WhatsApp do partido.

“Ser assessor de um escroque igual esse Osmar Terra deve ser um dos trabalhos mais degradantes do país. Meus pêsames ao assessor, caso seja um assessor que leia as mensagens. De qualquer forma, mando minha solidariedade e desejo de dias melhores para todos eles mentalmente”, escreveu um homem no grupo “Militância Virtual do MDB”.

O autor do texto acima é Bruno Kafka, militante do MDB do estado do Paraná e que se define como uma “pessoa de esquerda”. Em conversa exclusiva com a Fórum, Kafka afirmou que o seu partido possui um histórico na luta em defesa da democracia e que "não há ambiente para este de gente em nossa sigla".

Além disso, Kafka afirmou que recebeu com muita tranquilidade a notificação judicial de Osmar Terra, pois, "a alegação dele não tem o menor fundamento. Chega a ser risível".

Em sua contranotificação, Bruno Kafka reúne uma série de declarações negacionistas do deputado Osmar Terra para justificar o uso do adjetivo "escroque" e, posteriormente, destrincha cada significado da palavra e os relaciona com as mentiras contadas e divulgadas pelo parlamentar.

"Não há como negar que o Sr. Osmar Terra é um senhor que perdeu totalmente a vergonha. Propagou diversas ideias, conforme comprovadas acima, que foram 'atropeladas' pela realidade, semana após semana. Não satisfeito, continua a propagar seus impropérios. Dado o fato dele ser uma pessoa, pelo menos supostamente, em plena capacidade mental, só nos resta crer que o Sr. Osmar Terra perdeu completamente a vergonha", diz trecho da contranotificação.

Há um pedido de processo disciplinar no MDB contra o deputado Osmar Terra por conta das fake news que espalha sobre a Covid-19. Questionado se acredita no avanço de tal ação, Kafka diz que essa é uma excelente oportunidade para o MDB decidir o seu rumo e defender a sua história na luta pela democracia.

"Acredito que se trate de mais uma oportunidade para o MDB refletir sobre a continuidade de Terra no Partido que em última análise representa a escolha do lado em que quer estar. O MDB tem longa história de luta pela democracia e capitaneou a Constituinte de 88, onde o direito à vida é colocado como bem máximo de todos os brasileiros. É hora de reafirmarmos essa história ou passaremos a figurar entre aqueles que foram coniventes com a morte de milhões de brasileiros. Somos o partido da democracia, que busca o equilíbrio, guardião da constituição. Penso que não há ambiente para este tipo de gente em nossa sigla", disse.

Kafka também afirma que ele e outros militantes do MDB vão construir "o caminho mais adequado para que este senhor saia do MDB. A meu ver ele desrespeitou diversos dispositivos estatutários e constitucionais e há sim como demonstrar tal conduta, pleiteando seu desligamento".

Após ser chamado de “escroque” em grupo do MDB, Osmar Terra envia notificação exigindo desculpas

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) enviou notificação extrajudicial a um membro do MDB que o chamou de “escroque” em um grupo de WhatsApp do partido.

Terra, por meio da notificação, afirmou ter sido vítima de crimes de calúnia, difamação e injúria, e lista os principais sinônimos de escroque: “patife, pilantra, trapaceiro, traiçoeiro, caloteiro, embusteiro, impostor, fraudador, ladrão”.