Vereadora do PT é alvo de ameaças por conta de outdoors críticos a Bolsonaro no MT: "Petistas serão escorraçados"

Ruralistas, em grupos de WhatsApp, estimulam o ódio contra a professora Graciele, a chamando de "sem vergonha", "vagabunda" e que ela "não vai se criar em Sinop"; outdoors foram retirados

Reprodução
Escrito en BRASIL el

A vereadora Professora Graciele (PT-MT) vem sendo alvo de ameaças por parte de bolsonaristas de Sinop, no Mato Grosso. O motivo é o fato da petista ser uma das pessoas que contribuiu para uma ação política que espalhou pela cidade 10 painéis publicitários (outdoors) com mensagens críticas ao presidente Jair Bolsonaro.

A iniciativa foi capitaneada pela Associação Sinopense dos Patriotas e Cidadãos de Bem (Asibacipem), uma organização criada como um contraponto ao bolsonarismo e contou com a participação, além da vereadora, da Liga da Mulheres, a Adufmat (sindicato dos professores da UFMT ), a Adunemat (sindicato dos professores da Unemat ) e o PDT local.

Já no final da última semana, apenas alguns dias após a instalação dos outdoors, a empresa responsável cedeu à pressão de ruralistas da região e retirou os painéis, sendo que alguns foram vandalizados.

Em grupos de WhatsApp com ruralistas, a professora Graciele vem sendo alvo de ameaças e xingamentos. Nas mensagens a que Fórum teve acesso, os participantes estimulam o ódio contra a petista, a acusam de usar verba de seu gabinete para a instalação dos painéis e afirmam que ela "não vai se criar em Sinop". Eles ainda disparam imagens da vereadora afirmando que ela quer "destruir famílias".

"Essa é a VAGABUNDA que organizou toda a palhaçada com os outdoors contra o Bolsonaro em Sinop/MT essa semana (...) Ela e os sindicatos que só tiram dinheiro do trabalhador. Uma petista que defende o Lula que roubou o país. Quem defende VAGABUNDO e LADRÃO é VAGABUNDO e LADRÃO também (...) PETISTA VAGABUNDO NÃO VAI SE CRIAR EM SINOP/MT", diz uma das mensagens do grupo.

Confira.

Reprodução

Em outra mensagem postada nessas conversas de bolsonaristas, a ameaça é ainda mais explícita: "Em Sinop petista e esquerdista não vai se criar, serão sempre escorraçados para bem longe".

Ao portal RDNews, Jhoni Helen, que faz parte do grupo "Sinop para Elas", também relatou ameaças: "Estamos recebendo ameaças, pessoas expondo nomes de familiares nossos, outros dizendo que vão boicotar comércio onde trabalhamos se o funcionário não for demitido. Querem derrubar, destruir, enfim".

Através das redes sociais, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT-MT) prestou solidariedade à vereadora de seu partido. "O ódio bolsonarista instalado em Sinop escolheu a nossa companheira Graciele, professora e vereadora combativa, como alvo dos ataques em resposta à campanha de várias entidades populares contra o desgoverno nacional que expõe a nossa população à fome, à doença e à morte. Não vamos nos amedrontar e jamais nos calaremos. Ao contrário, gritaremos cada vez mais alto em defesa dos direitos do nosso povo", escreveu.

Graciele, por sua vez, não citou diretamente as ameaças, mas agradeceu pelo apoio que vem recebendo. "Agradeço de coração às inúmeras mensagens de apoio e solidariedade que tenho recebido. Resistiremos! As flores brotam no asfalto!", escreveu a petista em seu Twitter.

https://twitter.com/profagraciele/status/1398673296087040002