Bolsonaro: “Imagina se o PT voltar ao governo o quanto vai plantar de maconha?”

Ao ser questionado por um apoiador sobre o PL que legaliza o plantio da cannabis para fins medicinais, o presidente se disse contrário e ainda associou o Partido dos Trabalhadores ao plantio da erva

Escrito en BRASIL el

Durante encontro com apoiadores na manhã desta terça-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro foi questionado sobre o trâmite do PL 399/16, que visa legalizar o plantio da maconha para fins medicinais.

"Presidente, e essa saga do PL 399", pergunta o apoiador e o presidente demonstra desconhecimento da pauta, "o que é essa PL aí?", pergunta Bolsonaro, o apoiador não responde, mas afirma que o PL está a um voto de ser aprovado.

Logo em seguida, Bolsonaro se recorda do tema do PL e afirma que não é necessário aprovar o plantio da cannabis, pois existe a versão sintética da planta e associa o Partido dos Trabalhadores com o plantio da cannabis.

"Tem a canabidiol sintética, não precisa deixar o pessoal plantar maconha… Imaginou se o PT voltar algum dia ao governo o quanto que vai plantar de maconha por aí”, ironizou o presidente.

O PL 399/15, que é de autoria do deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR) visa tornar legal a produção e comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da cannabis. Atualmente o projeto está em discussão na Câmara dos Deputados e, caso seja aprovado pelas comissões, vai ao plenário.

Outra questão, é que os medicamentos liberados pela Agência Nacional de Saúde (Anvisa) com base canábica são todos importados e, portanto, muito caro. Além da legalização do plantio, há também uma discussão para que os remédios com CDB sejam disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS).