"Não conseguimos ainda concretizar uma verdadeira democracia", diz presidente da CNTE

Professor Heleno Araújo gravou uma mensagem para marcar o Dia da Democracia, celebrado em meio à intensificação do desmonte do Estado promovido por Bolsonaro

Reprodução
Escrito en BRASIL el

Para marcar o Dia Internacional da Democracia, celebrado dia 15 de setembro, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), professor Heleno Araújo, gravou um vídeo em que trata do tema e chama a atenção para os ataques que o presidente Jair Bolsonaro faz ao sistema político.

Segundo Heleno, "nós não conseguimos ainda concretizar uma verdadeira democracia onde a justiça social de fato aconteça para toda a população".

"E ainda enfrentamos atualmente um governo que ataca a democracia no nosso país", afirma.

Assista.

https://www.youtube.com/watch?v=eVn2YU9bHCU

Luta contra retirada de direitos

A mensagem do presidente da CNTE vem em meio à luta dos trabalhadores da educação e também de servidores de inúmeras áreas contra a reforma administrativa, proposta de Bolsonaro que tramita no Congresso Nacional através da PEC 32.

Segundo sindicatos e entidades ligadas ao funcionalismo público, a PEC, entre outros pontos, extinguirá a estabilidade dos servidores e abrirá caminho para a privatização de serviços públicos em geral. As áreas mais afetadas devem ser saúde e educação.

Trabalhadores de todo o país, incluindo os filiados à CNTE, iniciaram essa semana uma agenda de mobilizações para pressionar os parlamentares a votarem contra a proposta.

A entidade também trava uma batalha, esta semana, contra a aprovação da PEC 13, em tramitação no Senado, que autoriza os estados, o DF e os municípios a descumprir os investimentos mínimos em educação nos anos de 2020 e 2021, e pretende compensar até 2024.

Nessa flexibilização, também está incluído o não cumprimento dos 70% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), destinados ao pagamento dos profissionais da educação.