PRIMEIRO DIA DE PROVA

Enem: tema da redação é "valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil"

Nas redes sociais, tema exigido pelo exame vem sendo associado a Lula, que promete criar o Ministério dos Povos Originários quando assumir a presidência

Estudantes fazem prova do Enem neste domingo.Créditos: Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

O ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou no início da tarde deste domingo (13) que o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano é "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

A prova que dá aos estudantes do ensino médio acesso ao ensino superior teve início às 13h30 em todo o país e os candidatos, além da redação, têm cinco horas e meia para responder 90 questões objetivas de Ciências Humanas e Linguagens. Na próximo domingo (20) será realizado o segundo dia de prova, com questões sobre Matemática e Ciências da Natureza. 

Nas redes sociais, estudantes que já concluíram a prova e internautas têm associado o tema da redação deste ano, que é sobre povos tradicionais, ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Isso porque o futuro mandatário vem prometendo, como uma de suas primeiras medidas quando assumir o governo, criar o Ministério dos Povos Originários, a ser liderado por uma pessoa indígena. 

Nos últimos anos os temas da redação foram: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil" (2021); "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira" (2020); "Democratização do acesso ao cinema no Brasil" (2019);  "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet" (2018); "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil" (2017); "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil" (2016); "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira" (2015). 

Confira abaixo as reações nas redes sociais ao tema da redação