CONFLITO DE INTERESSES

Moro: Relatório do TCU aponta divergências em pagamentos da Alvarez & Marsal

Contradição reforça suspeitas de que houve conflito de interesses na relação de Moro com a consultoria estadunidense

Moro terá de se explicar ao TCU.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou um relatório de inteligência, no qual concluiu que há divergências entre as afirmações do presidenciável Sergio Moro (Podemos), a respeito de seus honorários na Alvarez & Marsal, e documentos apresentados pela consultoria estadunidense.

O ex-juiz teria recebido R$ 3,7 milhões em menos de um ano de atuação na empresa.

A Alvarez & Marsal cuida da recuperação judicial da Odebrecht, empresa quebrada pela Lava Jato, sob o comando de Moro. A consultoria garante que ele nunca trabalhou em setores ligados à construtora ou a qualquer outra empresa investigada pela Lava Jato, o que descartaria conflito de interesses. As informações são da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.

A empresa informou ao TCU que o ex-juiz foi contratado, primeiramente, pela Alvarez & Marsal Disputas e Investigações Ltda. para atuar na área de compliance. Em seguida, teria sido transferido para a Alvarez & Marsal Disputes & Investigations Inc, nos EUA.

A questão é que o próprio Moro apresentou, em uma live com o deputado Kim Kataguiri (Podemos-SP), nota fiscal, na qual a filial brasileira Alvarez & Marsal Consultoria em Engenharia Ltda. aparecia como tomadora de serviços.

TCU vai aprofundar investigação sobre atuação de Moro na consultoria

A contradição reforça as suspeitas de que houve conflito de interesses na relação de Moro com a consultoria e a Odebrecht. Com isso, o TCU vai aprofundar a investigação sobre a atuação do ex-juiz na empresa.

Segundo a assessoria de Moro, “o valor do bônus foi transferido da conta bancária da Alvarez & Marsal Disputas e Investigações para a conta da Moro Consultoria, tendo havido somente um erro material na emissão da nota fiscal pela Moro Consultoria. Não há qualquer relação financeira de Moro Consultoria com outra empresa da Alvarez & Marsal que não a Disputas e Investigações”.

A Alvarez & Marsal, por sua vez, afirmou que, “conforme informado em sua primeira manifestação ao TCU, Sergio Moro foi contratado pela operação global de Disputes and Investigations, que teve sua prática originalmente estruturada no Brasil, na Alvarez & Marsal Consultoria em Engenharia Ltda., e em seguida foi transferida para Alvarez & Marsal Disputas e Investigações Ltda. Os pagamentos efetuados aqui no Brasil foram realizados através da empresa Alvarez & Marsal Disputas e Investigações Ltda”.