GASTRONOMIA

Guerra ao estrogonofe: Bar de SP retira prato russo do cardápio em protesto

Janaína Rueda, chef do Bar Dona Onça, tomou a decisão de suspender o tradicional prato: “Só volta quando a guerra acabar”

Estrogonofe está proibido em bar da capital paulista.Créditos: Divulgação
Escrito en BRASIL el

A guerra na Ucrânia está mexendo até mesmo com a gastronomia paulistana. O tradicional prato estrogonofe, de origem russa, vai deixar de ser servido no Bar da Dona Onça, no centro de São Paulo.

Em protesto contra o conflito, a chef Janaína Rueda, que comanda o estabelecimento, decidiu retirar o prato do cardápio. “Só volta quando a guerra acabar”, afirma.

Janaína afirmou que a iniciativa foi a maneira que ela encontrou para chamar a atenção das pessoas para a guerra entre Rússia e Ucrânia. “Mas não é um cancelamento da Rússia. É mais uma forma de dizer que estamos contra quem começou isso”, diz ela, segundo reportagem de Marina Consiglio, na Folha de S.Paulo.

O estrogonofe é um dos pratos mais famosos do bar e servido desde a inauguração, em abril de 2008. A receita foi adaptada e se tornou muito popular entre os brasileiros. 

A chef destaca que a gastronomia tem o papel de mostrar a cultura de outros países. “Com o estrogonofe, eu conto a história dos russos há 15 anos no meu restaurante”.

“Assim que o Putin recuar, a gente vai fazer uma festa com muita vodca e estrogonofe”

“Eu sei que sou só uma formiguinha diante da situação da guerra, mas, se todos se juntarem, alguma coisa pode mudar. Não estou sozinha”, acrescenta Janaína, que também se preocupa com os russos. “Toda a minha solidariedade a eles”.

Janaína espera que seu famoso prato volte logo ao cardápio. “Assim que o Putin recuar, a gente vai fazer uma festa com muita vodca e estrogonofe no Bar da Dona Onça”, promete.