SAÚDE PSÍQUICA

VÍDEO: A cena de guerra no atendimento ao surto coletivo em escola do Recife

Alunos deitados no chão, pânico e confusão registrados na chegada das oito viaturas do Samu. Caso repercutiu em todo país e abriu debate sobre as sequelas psicológicas deixadas pela pandemia da Covid

Alunos de escola do Recife sendo atendidos após surto coletivo de pânico.Créditos: Redes sociais/Reprodução
Escrito en BRASIL el

Cenas do socorro caótico a um grupo de 26 alunos que tive um surto coletivo de pânico numa escola do Recife na última sexta-feira (8) chegaram às redes sociais e mostraram o potencial assustador das sequelas psicológicas deixadas por dois anos de uma pandemia que impôs uma abrupta interrupção na vida social e comunitária dos jovens em todo o mundo.

Nas imagens é possível ver um grande número de alunos estirados no chão, inclusive numa área de grama, enquanto colegas, professores e funcionários da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Ageu Magalhães, no bairro Tamarineira, na Zona Norte do Recife (PE), se desesperam e os funcionários do Samu fazem o que podem para conseguir atendê-los.

O fato incomum e que ganhou os noticiários em todo o país começou por volta das 15h30, após a refeição da tarde. Um total de 26 alunos começou a ter uma espécie de crise de pânico, ou, para alguns, de ansiedade generalizada. Um por um, foram deitando no chão das salas e do pátio, suando muito e apresentando tremores. Alguns desmaiaram. Todos choravam e tinham dificuldade para respirar.

Foi preciso acionar o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que enviou ao local seis ambulâncias, entre elas uma UTI, e duas motos para atendimento prioritário, com um total de 16 funcionários especialistas nesse tipo de socorro.

De acordo com alunos da Ageu Magalhães, a semana de provas, depois de tanto tempo com aulas remotas, em decorrência da pandemia da Covid-19, teria deixado alguns colegas aflitos demais, a ponto de se descontrolarem e darem início a uma espécie de “histeria coletiva”, um fenômeno sociopsicológico que se manifesta quando um grupo de pessoas passa a apresentar um comportamento, ou sintomas, conjunta e simultaneamente, quase sempre perdendo a capacidade de discernimento e a consciência.

Veja o vídeo do atendimento: