FANÁTICOS

Intolerância religiosa: Veja reações criminosas de ódio ao enredo campeão sobre Exu

Extremistas que se dizem cristãos foram às redes transbordar preconceito e fazer proselitismo. Os comentários são inacreditáveis

Destaque representando Exu, no desfile da Acadêmicos do Grande Rio.Créditos: Twitter/Reprodução
Escrito en BRASIL el

Logo que saiu o resultado confirmando a vitória da Acadêmicos do Grande Rio no carnaval de 2022, com um enredo que falou sobre Exu, uma divindade de origem africana, as redes sociais foram inundadas com comentários criminosos de ódio e intolerância religiosa por parte de usuários que se dizem cristãos evangélicos.

Sem qualquer constrangimento, as falanges extremistas que apoiam o presidente Jair Bolsonaro e só aceitam o cristianismo como manifestação de crença correram para insultar não só a escola de samba vencedora, como também todos os adeptos de religiões de matriz africana. Até a menina Raquel Antunes da Silva, de 11 anos, que morreu imprensada por um carro alegórico após um dos desfiles, virou alvo da falta de escrúpulos da matilha dos sectários

No Brasil, intolerância religiosa é crime previsto no artigo 208 do Código Penal.

O show de horrores começa por um post do ex-presidente da Fundação Palmares, o pré-candidato a deputado federal Sérgio Camargo, notório por seu extremismo reacionário.

“No carnaval em que uma menina negra de 11 anos morreu esmagada por carro alegórico, na Sapucaí, sem que nenhum carnavalesco se importasse (muitos reclamaram do atraso provocado pelo socorro), faz todo sentido que Exu seja o grande vendedor”, disse ele.

Confira outras manifestações de ódio:

“Bem assim, fazem reverência a essas coisas, depois reclamam quando a vida anda pra trás, quando coisas ruins acontecem, quando vem a conta, pior, culpam Deus”

“Exaltação a Exu, que eles dizem agora não ser mais o capeta, foi campeã do carnaval no Rio. Porém, não custa lembrar que uma das artimanhas do diabo é tentar provar que ele não existe”

“Passou pela minha cabeça que isso, assim como outras mortes em desfiles de carnaval tenha sido talvez oferendas pra deuses pagãos”

“Quero ver só ver o próximo castigo. Que o último carnaval que zombaram de Deus ficaram 2 anos sem”

“Sabemos que a batalha é espiritual. No carnaval ele até pode ganhar, mas só!”

“Afinal, todo Exu recebe o seu sacrifício. A menina, infelizmente, foi o sacrifício”

“Não gosto de falar sobre religião não. Mas, vimos como o mundo ficou depois de uma escola aí, colocando Deus como derrotado pelo diabo. E hoje, quem ganhou, foi outra escola, aonde Exu carrega o mundo em suas mãos... Enfim né”

“Lindo mesmo foi Jesus dando a própria vida pra que todos fossem libertos de seus pecados! Diferente disso desconheço outros eventos que foram marcantes e lindos. Eu de mim mesma não julgo. Mas o Senhor, aaaah esse julgará no dia do juízo”

“Foi sacrifício de sangue a morte da criança”

“A criança foi uma oferenda...”

“Por isso e por outras coisas que devem acabar com essa porcaria de carnaval”

“Exu = satanás”