VIDAS NEGRAS IMPORTAM

MV Bill: "Tiro, porrada e bomba viraram permissão para matar jovens pretos de favela"

Artista carioca e um dos fundadores da Central Única das Favelas, o rapper lança o livro “A Vida Me Ensinou a Caminhar”, onde ele relata parte de sua trajetória como músico e ativista social

MV Bill: "Tiro, porrada e bomba viraram permissão para matar jovens pretos de favela"Créditos: Reprodução / Divulgação redes sociais
Escrito en BRASIL el

O artista carioca e um dos fundadores da Central Única das Favelas,  MV Bill lança seu livro “A Vida Me Ensinou a Caminhar” (editora Age), onde ele relata parte de sua trajetória como rapper e ativista social. A obra foi escrita durante a pandemia de covid-19. 

Por sua atuação como músico e ativista social, Bill já foi eleito pela Unesco (agência da ONU para a infância) como uma das personalidades que atuam nesse campo, mais mais atuantes do mundo. O artista também já ganhou prêmios internacionais em eventos como  Rei da Espanha e Festival de Cinema de Milão, por causa do filme “Falcão - meninos do tráfico”, um documentário que dirigiu.

Em entrevista ao Nexo, o rapper fala sobre o  livro  e a violência nas comunidades do Rio de Janeiro.

"Tenho sido surpreendido de forma positiva com os lançamentos. Rio, São Paulo, Porto Alegre e Salvador são os lugares onde eu já fiz o lançamento e tenho encontrado pessoas muito emocionadas, muito felizes de estar comprando um livro de uma pessoa preta", disse.

Ao relacionar a repercussão do documentário “Falcão - meninos do tráfico” com o cenário de atuação das milícias, UPPs e intervenção militar no Rio, o rapper disse que apesar da visibilidade do filme, não houve avanço no sentido de melhorar a  realidade da juventude preta, pobre e favelada. 

"Na época houve uma comoção, mas pouco movimento, pouco investimento, pouca movimentação em torno desse tema. Hoje a gente tem um quadro que eu considero pior", observa.

Bill enxerga que o combate ao tráfico de drogas é ineficaz, por meio do "tiro, porrada e bomba, na execuções policiais", afirmou. "Dificilmente se vê um trabalho de inteligência nas fronteiras, com gente rica que financia tudo isso e fica acima de qualquer suspeita", alfineta.

O rapper é enfático ao dizer que "tiro porrada e bomba na ponta, no varejo, já provou sua ineficácia e isso acaba virando uma permissão para matar jovens pretos de favela", pontua.