SOLIDARIEDADE

Um mês após assassinatos, amigos fazem vaquinha virtual para famílias de Bruno e Dom

Indigenista brasileiro deixou três filhos e a mulher. Esposa do jornalista britânico, que abriu mão de trabalhos remunerados, largou emprego para se empenhar em projeto do marido de produzir livro sobre a Amazônia

Créditos: Reprodução/Redes Sociais e Marcos Corrêa/PR
Escrito en BRASIL el

Passado um mês dos bárbaros assassinatos do indigenista Bruno Pereira, que estava de licença da Funai, e do jornalista britânico Dom Philips, que foi correspondente do The Guardian, numa emboscada realizada em meio à selva amazônica na região da Terra Indígena Vale do Javari, que chocaram o mundo, amigos das duas vítimas realizam uma vaquinha virtual para juntar fundos que serão revertidos às famílias deles.

Bruno Pereira deixou a esposa e três filhos, de 2, 3 e 16 anos, enquanto a mulher de Dom, a brasileira Alessandra Sampaio, havia largado o emprego e saído do Rio de Janeiro para viver em Salvador com o marido para diminuir os gastos mensais do casal e apoiá-lo integralmente no projeto de escrever um livro sobre a Amazônia. O jornalista inglês havia dispensado alguns trabalhos como freelancer há algum tempo para poder se dedicar o tempo todo ao seu sonho editorial.

"Dom e Bruno amavam o Brasil e colocavam suas vidas em risco há anos para torná-lo um lugar melhor, mais justo e mais sustentável para todos. A essa altura já não faz sentido distinguir nacionalidades. Estamos falando de dois heróis brasileiros, comprometidos com as nossas lutas mais urgentes. Eram pessoas que lutavam para impedir que os madeireiros ilegais, garimpeiros e gângsteres instalados na região a destruam irreparavelmente para as gerações futuras", diz o texto disponível na descrição da vaquinha aberta pelos amigos.

Para os interessados em contribuir, valores podem ser doados pelo Pix, na chave 2901905@vakinha.com.br, ou pelo link direto da vaquinha virtual, em https://www.vakinha.com.br/vaquinha/unidos-por-dom-e-bruno .