SAI, ZICA!

VÍDEO: Ministério da Economia, antes ocupado por Guedes, é lavado com sal grosso para receber Haddad

Haddad assumiu pasta, que voltará a se chamar Ministério da Fazenda, e ironizou: "Éramos o posto Ipiranga, agora somos uma rede de postos"

Ministério da Economia é lavado com sal grosso; Haddad assume pasta que volta a se chamar Ministério da Fazenda.Créditos: Divulgação/Ministério da Fazenda/Reprodução
Escrito en BRASIL el

Assim como havia sido feito com o Palácio do Planalto, a sede do Ministério da Economia, em Brasília, foi lavada nesta segunda-feira (2) com sal grosso por manifestantes e servidores da pasta, que voltou a ser chamada, agora no governo Lula, de Ministério da Fazenda

O sal grosso, além de utilizado para temperar alimentos, é usado tradicionalmente em rituais e simpatias de diferentes crenças para afastar o mau-olhado, a inveja e as energias negativas.  

Vídeo que circula nas redes sociais mostra um grupo de pessoas esfregando o chão da entrada do ministério e cantando "Tá Na Hora do Jair Já Ir Embora". 

A lavagem foi feita pouco antes da cerimônia que deu posse ao novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Assista

Haddad assume

Na cerimônia em que tomou posse como novo ministro da Fazenda nesta segunda-feira (2), Fernando Haddad discursou e prometeu enviar ao Congresso, ainda no primeiro semestre, a proposta de uma Nova Âncora Fiscal, "que organize as contas públicas, que seja confiável, e, principalmente, respeitada e cumprida". 

O ministro se comprometeu, ainda, a melhorar o sistema tributário brasileiro, endossando a promessa de campanha de Lula para que "o pobre entre no orçamento e o rico no imposto de renda"

"Nós sabemos da necessidade de colocar os indicadores econômicos no rumo certo. Não existe um economista mais preocupado que outro em relação à sustentabilidade e rigidez das nossas contas públicas. Um Estado forte não é um Estado grande, é um Estado que entrega com responsabilidade aquilo que está previsto na Constituição. Nós não queremos nem mais e nem menos do que os direitos dos cidadãos respeitados. E isso inclui, como não pode deixar de ser, a responsabilidade fiscal. Essas coisas tem que caminhar juntas", disse Haddad. 

"Nós vamos apresentar nas primeiras semanas do governo as medidas necessárias para restabelecer a confiança dos investidores e dos cidadãos no nosso país. Não vamos deixar isso para o segundo ano, terceiro ano. Vamos resolver isso logo", prosseguiu o ministro da Fazenda. 

Haddad ainda ironizou o apelido de "Posto Ipiranga" que foi dado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro ao ex-ministro da Economia Paulo Guedes, destacando a articulação que terá com outros ministérios ligados à pauta econômica, como o comandando por Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio) e Simone Tebet (Planejamento). “Éramos um posto Ipiranga e agora somos uma rede de postos”, declarou.