ENSINO MÉDIO

Enem 2023: Tirinha da Laerte é tema de prova e comentários viralizam nas redes

Assuntos contemporâneos também apareceram nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio, entre eles, música de Caetano Veloso, Paulo Freire e a pedagogia da autonomia e machismo

Créditos: Reprodução X - Tirinha da Larte foi tema de questão do Enem 2023
Escrito en BRASIL el

Uma tirinha da cartunista Laerte foi tema de uma questão da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 realizada neste domingo (5) e está dando o que falar nas redes sociais. O assunto está nos Trend Topics (mais comentados) da rede X (antigo Twitter).

Confira algumas postagens:

Neste primeiro dia do Enem 2023, os alunos e alunas fizeram as provas de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação, que teve como tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Nesse primeiro dia, os candidatos e candidatas responderam a 90 questões, 45 da prova de linguagens e 45 de ciências humanas, além da redação.

Neste ano, o Enem abordou temas relacionados às mulheres não apenas na redação, mas também aprofundou o assunto em questões sobre silenciamento feminino, violência patrimonial e sexual, amamentação e Lei Maria da Penha

Além da tirinha da Laerte também apareceram várias questões que abordaram diversos assuntos contemporâneos.

Um dos assuntos tratados nas de questões de linguagens, ciências humanas e redação foi o cântico racista da torcida do Fluminense contra o Flamengo. Houve também menção a canção ‘Alegria, alegria’, de Caetano Veloso.

Confira mais temas:

  • Caetano Veloso e "Alegria, alegria": A música
  • Paulo Freire e a pedagogia da autonomia
  • Tela de Lasar Segall
  • História da Palestina e migração de judeus para o Brasil
  • Espetáculo de dança com mulheres sem a parte de cima da roupa
  • Valorização da identidade indígena
  • Questões relacionadas ao machismo
  • Ditadura militar no Brasil e a censura no período
  • Envelhecimento da população
  • Mudanças climáticas e aquecimento global
  • Violência de gênero e racial
  • Esportes eletrônico

Quando sai o gabarito

O gabarito do Enem 2023 oficial só será divulgado no site do Inep no dia 24/11, após o 2º dia de provas, segundo o calendário do exame. Já o resultado do Enem vai ficar para o ano que vem: 16/01/2024. Os alunos poderão conferir as notas individuais pelo Portal do Participante.

Abstenções

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 registrou um índice de 28,1% de abstenção. A atual edição da prova, usada como porta de entrada para diversas universidades, teve 3.933.992 inscritos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.

Os dados apresentados no primeiro balanço da aplicação são preliminares. Os dados definitivos serão divulgados junto com o resultado final, em 16 de janeiro de 2024.

No ano passado, o índice de abstenção no primeiro dia foi de 28,3%. Contando os dois dias do ano passado, a abstenção foi de 32%, maior taxa de abstenção dos últimos sete anos, desconsiderando apenas o ano de 2020, durante a pandemia da Covid-19, quando 55% faltaram à prova.

O estado com maior número de ausências foi o Amazonas, com 44% de faltas dos inscritos. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o estado de São Paulo teve índice de abstenção menor do que a média, apesar da preocupação após as chuvas que causaram falta de energia e outros problemas na capital.

De acordo com o ministro, apenas três escolas em Santa Catarina não conseguiram realizar as provas por problemas envolvendo problemas climáticas. Os alunos poderão reaplicar em dezembro.