JUSTIÇA

Joice Hasselmann tem bens bloqueados para pagar indenização à filha de Luis Nassif

Ex-deputada federal perdeu o processo contra Luiza de Aguirre Nassif após espalhar fake news em 2017

Joice Hasselmann.Créditos: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou o bloqueio de carros e imóveis da ex-deputada federal Joice Hasselmann num processo em que foi condenada a pagar indenização de R$ 33 mil para Luiza de Aguirre Nassif.

Após seis anos do processo correndo na Justiça, Hasselmann foi derrotada, após perder ao menos nove recursos, e terá que indenizar a filha do jornalista Luis Nassif

Porém, a ex-parlamentar se recusa a pagar a sentença. Em outubro, a Justiça bloqueou suas contas bancárias, porém encontrou apenas 5 centavos. Ela havia esvaziado o saldo.

Agora, no dia 1° de dezembro, o juiz Rodrigo Cesar Fernandes Marinho determinou o bloqueio de carros e imóveis de Hasselmann para que sejam leiloados e a indenização seja paga.

Relembre o caso

Em 7 de fevereiro de 2017, quando Hasselmann atuava como jornalista antes de entrar na vida política, ela publicou no Facebook  que Luiza de Aguirre Nassif estaria na cidade na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, liderando uma manifestação contra o ex-juiz Sergio Moro, hoje senador pelo União Brasil no Paraná.

“Que mundo pequeno! Espia quem comandou a micro manifestação contra Sergio Moro em Nova York. Moro fez palestra, ontem, na Universidade de Columbia”, escreveu Hasselmann.

Ela continuou as acusações, publicando, em seguida, uma montagem onde dizia “FILHA DE LUIZ NASSIF COMANDA ATO CONTRA MORO EM NY”. A publicação tinha trechos de notícias do Jornal O Globo e da Folha de S.Paulo, mas que não faziam referência a ela como autora do protesto. “NASSIF RECEBEU 5,7 MILHÕES DO GOVERNO PETISTA”, concluiu. 

Após apuração, veio à tona que Luiza estava em São Paulo e não tinha nenhuma relação com a manifestação, que foi realizada por estudantes da New School sobre a falta de liberdade de expressão dos organizadores do evento, que convidaram Moro sem dar espaço para uma voz de contraponto. 

A pessoa na manifestação era Luiza Nassif Pires, que fazia doutorado em economia na New School.