CLIMA

ALERTA: Ciclone bomba com alto potencial de destruição pode atingir SP e RJ no final de semana

Institutos de meteorologia apontam para frente fria que se forma no Rio Grande do Sul, formando um ciclone que pode causar fortes rajadas de ventos e tempestades no Sudeste

Ciclone bomba pode atingir SP e RJ neste final de semana.Créditos: RadarClima/Reprodução
Escrito en BRASIL el

A formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (31) deve provocar um ciclone extratropical conhecido como "ciclone bomba" que pode atingir o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro neste final de semana. O alerta vem sendo emitido por diferentes institutos de meteorologia. 

Segundo o Climatempo, "esse sistema está em rápido deslocamento e conta com um ciclone extratropical com possibilidade de formação de ciclone bomba no decorrer da sexta-feira, o qual se aprofundando e intensifica até o início do sábado, gerando alertas de tempestades"

O fenômeno deve passar pelo oceano e gerar ondas de cerca de 1,5 metro e causar fortes ventanias, que dificilmente chegarão à costa. As tempestades, porém, devem ser intensas e com alto potencial destrutivo

Meteorologistas explicam que o ciclone bomba se caracteriza por um ciclone extratropical intenso com ventos fortíssimos e capacidade de causar danos materiais. O nome se deve à rápida queda de pressão atmosférica que acontece no centro deste tipo de ciclone, causando um "efeito bomba". 

Deputado cobra governador de SP por prevenção 

Diante do alerta sobre o ciclone-bomba, o deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL-SP) protocolou, nesta sexta-feira (31), um ofício em que cobra medidas do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para enfrentar o fenômeno e prevenir outros desastres climáticos. 

Segundo Cortez, há ausência de um sistema estadual de prevenção de desastres relacionados a eventos climáticos, como prevê o Decreto Estadual nº 64.592/2019. No ofício, o parlamentar relembra os danos causados pelas recentes chuvas que atingiram o litoral norte do estado, que vitimaram 65 pessoas e deixou centenas de desabrigados.

O deputado estadual destaca é que preciso criar um Sistema Estadual de Prevenção, Informações e Monitoramento de Desastres Climáticos e Ambientais e cobra uma postura mais ativa do governo do estado com reação às emergências climáticas e combate às desigualdades ambientais. Por isso, ele solicita uma audiência com Tarcísio para discutir projetos de lei que versam sobre o tema. 

“Especialistas apontam que desastres ambientais se tornarão cada vez mais frequentes. A questão das mudanças climáticas precisa ser vista como emergência”, afirma Cortez.