NÃO É POSSÍVEL

VÍDEO: Parlamentar do PDT diz que se trata autismo “na peia e na chibata”

Autor da fala horrenda tirava sarro de uma declaração da atriz Letícia Sabatella, que numa entrevista ao Fantástico, da TV Globo, contou ter recebido esse diagnóstico

Eúde Lucas (PDT), vereador que fez troça com autismo.Créditos: YouTube/Reprodução
Escrito en BRASIL el

Uma fala horrenda e absurda proferida por um parlamentar do PDT sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista) viralizou nas redes sociais nesta terça-feira (20) e causou indignação em todo o país. Eúde Lucas, vereador da cidade de Jucás, no Ceará, e também presidente da Câmara Municipal, resolveu disparar a bobagem em referência a uma recente entrevista da atriz Letícia Sabatella, ao Fantástico, da TV Globo, na qual ela revelou ter recebido diagnóstico de autismo de forma tardia, apenas aos 52 anos.

“Tem uma declaração que os artistas, os autores, sei lá, que tá rodando... Eu digo “eu era autista”, só que meu pai tirou o autista na peia. Naquele tempo tirava autista era na chibata. Porque era um menino meio traquina”, disse Eúde, rindo, diante do silêncio constrangedor dos demais vereadores e das pessoas que acompanhavam a sessão legislativa.

Diante da enxurrada de críticas que recebem pela fala dantesca, Eúde tentou contornar a situação de duas formas. Primeiro ele colocou em suas redes sociais um texto no qual diz: “fui o vereador que mais apresentei projeto de lei em favor do Autismo no Município de Jucás, justamente por compreender e abraçar esta causa. Jamais tive a intenção de ofender e peço perdão se me expressei de maneira equivocada, lamento profundamente que tenha sido mal interpretado”. Na sequência, o vereador emitiu uma nota dizendo que “lamentava profundamente ter sido mal interpretado” e “ter tido sua fala descontextualizada”.

Segundo o Ministério da Saúde, o TEA é um transtorno que apresenta mudanças nas funções do cérebro, fazendo com que os portadores do distúrbio manifestem problemas em determinados comportamentos, a depender do grau de autismo. Entre as alterações há problemas na comunicação, na interação social e no comportamento. No Brasil, diz a pasta, há dois milhões de pessoas com o TEA atualmente.

Veja o vídeo: