BRUTALIDADE

VÍDEO: Câmera corporal captou momento que PM da Rota é morto em Santos

IMAGENS FORTES – Soldado Samuel Wesley Cosmo, de 34 anos, entrou numa viela e foi surpreendido por um criminoso que disparou quase à queima-roupa no seu rosto

PM da Rota é morto por criminoso em favela de Santos.Créditos: Polícia Militar do Estado de São Paulo
Escrito en BRASIL el

A câmera corporal de Samuel Wesley Cosmo, de 34 anos, um PM da Rota assassinado na sexta-feira (2) numa favela do bairro do Rádio Clube, em Santos, no litoral de São Paulo, flagrou o exato momento em que um criminoso surpreende o policial num beco e dispara contra seu rosto, quase à queima-roupa.

As imagens circulam em grupos de aplicativos de mensagens, tem um forte teor de violência e não se sabe se foram disponibilizadas oficialmente pela Polícia Militar e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), ou se foram vazadas. A reportagem da Fórum fez a checagem da veracidade das imagens junto a fontes da área, que sob anonimato confirmaram tratar-se do crime em questão.

No vídeo registrado pelo equipamento pessoal de Cosmo, é possível ver que ele faz uma incursão junto com mais dois companheiros num beco que termina numa área de mangue na precária comunidade santista. Ao chegar no fim do caminho, o PM volta sozinho e, repentinamente, entra numa viela do lado direito da vida, de arma em punho.

Quase no fundo dessa estreita passagem, um criminoso de casaco azul e boné, com uma sacola e uma arma nas mãos, dispara quase à queima-roupa e o policial da Rota cai no chão imediatamente. A câmera corporal do soldado segue filmando o ambiente.

Reação do governo paulista

Horas depois do ataque, as ruas de várias cidades região foram inundadas por centenas de veículos da Polícia Militar e da Polícia Civil, sobretudo da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar), unidade de Choque considerada uma das mais letais do Brasil e conhecida há décadas por suas ações que resultam em mortes por todo o estado.

Em julho do ano passado, um soldado de 28 anos também da Rota foi morto dentro de uma viatura que trafegava pelo Guarujá, o que resultou numa resposta chamada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e pelo Palácio dos Bandeirantes de “Operação Escudo”, que num prazo de quase um mês resultou em 30 mortos, muitos deles apontados pelas comunidades da região como pessoas sem qualquer ligação com o crime. Há várias investigações em curso desde então que apuram denúncias de execuções sumárias.

Às 22h24, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) fez uma postagem em seu perfil oficial no ‘X’ (antigo Twitter) confirmando a morte de Cosmo e se solidarizando com a família do policial. A SSP, minutos antes, anunciou o início de uma nova “Operação Escudo” como resposta para o ataque aos PMs.

“Com muito pesar, recebi há pouco a notícia da morte do Soldado PM Samuel Wesley Cosmo, vítima da ação de criminosos durante patrulhamento em Santos. Identificaremos e prenderemos os responsáveis por atacar nossa polícia. Minha solidariedade a todos os familiares e amigos de Samuel”, escreveu o chefe do Executivo paulista.

Veja o momento do crime [IMAGENS FORTES]: