EDUCAÇÃO

Instituto Federal em Ribeirão Preto é resultado de mobilização popular pela educação

Vereadora Duda Hildalgo, que realizou abaixo-assinado com mais de 1500 assinaturas, destaca importância da comunidade para a conquista do primeiro IF do município

Mobilização popular conquista IF em Ribeirão Preto.Créditos: Ricardo stuckert
Escrito en BRASIL el

Ribeirão Preto, município localizado no interior de São Paulo, vai receber seu primeiro Instituto Federal (IF) dentro do pacote anunciado pelo Luiz Inácio Lula da Silva para a construção de 100 IFs pelo país, nesta terça-feira (12). 

O anúncio é resultado de uma grande mobilização popular pela educação pública de qualidade para jovens e adultos da cidade, iniciada pela vereadora Duda Hidalgo (PT), que fundou a Frente de Luta pelo Instituto Federal de Ribeirão Preto.

Em fevereiro de 2022, Duda esteve em Brasília representando o movimento e a Comissão de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Relações Internacionais e de Consumo do Legislativo da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, quando entregou, pela primeira vez, um ofício ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no qual defendia a instalação de um IF no município. 

Posteriormente, Duda também mobilizou um abaixo-assinado que contou com mais de 1500 assinaturas de estudantes, professores e da sociedade geral, além de uma audiência pública na Câmara Municipal de Ribeirão Preto sobre o tema. Seu mandato também realizou panfletagem e divulgou a iniciativa até em blocos durante o Carnaval.

"Acreditamos que a mobilização e organização política é a chave para que políticas públicas que modificam indicadores sociais também possam conscientizar pessoas e mostrar o papel da participação social em nossa cidade", afirma a vereadora. 

Para ela, apesar da importância de ações institucionais através do seu cargo como vereadora, a mobilização popular e o envolvimento da comunidade local foram decisivos para a conquista. 

"Temos apostado nisso porque acredito que a vitória contra o negacionismo e o projeto anti educacional que se expressou nas urnas com a eleição do presidente Lula devem ser acompanhados de um grande movimento que fortaleça a frente ampla democrática e aposte na organização popular", afirma.

"É preciso vencer diariamente os projetos que atacam a educação e o futuro da juventude e isto só acontecerá com mobilização social e engajamento de novas gerações de ativistas", acrescenta a vereadora. 

Lula cria 100 Institutos Federais

Ao todo, 100 Institutos Federais serão criados nos 26 estados e no Distrito Federal pelo governo Lula. O Nordeste é a região que mais vai receber IFs, sendo 38 unidades. Já em relação aos estados, São Paulo é o que mais terá unidades, 12, sendo dois na capital. Rio de Janeiro e Fortaleza também irão receber duas unidades. 

Os IFs vão abrir 140 mil vagas em cursos de nível médio-técnico, onde o estudante tem a oportunidade de estudar não só as matérias tradicionais do Ensino Médio, mas também se especializar em um curso profissionalizante. Além disso, os IFs também proporcionam formação em graduação e pós-graduação.