VÍTIMA DE AGRESSÃO VERBAL

Advogada relata racismo: "por conta de vídeo, passaram a me conhecer como preta favelada"; assista

Letícia Dolapci enfrenta discriminação e decide processar agressora após ser alvo de ataques racistas durante celebração

Créditos: Foto: Arquivo pessoal
Escrito en BRASIL el

Uma cena lamentável de racismo ganhou destaque nos últimos dias, quando uma moradora de Bertioga, litoral de São Paulo, decidiu expor os ataques racistas que sofreu durante um evento e posteriormente nas redes sociais. Letícia Dolapci, uma advogada de 28 anos, foi alvo de agressões verbais e discriminatórias por uma desconhecida, durante uma festa de formatura ocorrida em Vassouras (RJ) no dia 9 de março.

O incidente começou quando Letícia, que compareceu à festa para prestigiar o primo que estava se formando, foi surpreendida pela agressora, que a atacou jogando um copo de bebida. Sem entender o motivo da agressão, Letícia foi ainda mais perturbada quando uma acompanhante da formanda se aproximou, utilizando termos racistas como "neguinha" para menosprezá-la e indicar que ela não pertencia ao evento.

“Eu não a conheço, nunca vi. Durante o evento, ela me jogou um copo de bebida. Eu fiquei sem entender o que tinha acontecido, o motivo dela fazer aquilo comigo”, relembrou a advogada.

Apesar da intervenção da equipe de segurança da festa, o episódio não parou por aí, Letícia recebeu um vídeo nas redes sociais, onde a suspeita a chamava de "preta favelada" e expressava desejo de violência física contra ela.

“Comecei a receber várias mensagens de pessoas que eu não conhecia com o vídeo dessa moça falando essas coisas para mim”, enfatizou Letícia, que ficou muito abalada com o caso. “Quando a gente sofre a agressão, a gente fica um pouco perdida, [estou] tentando processar tudo o que aconteceu”.

O impacto emocional desse ataque foi imenso para Letícia, que relatou ter ficado abalada e perdida diante da agressão. Mesmo assim, inicialmente, ela optou por não denunciar o caso. No entanto, ao perceber a repercussão nas redes sociais e a importância de não deixar o racismo impune, ela decidiu tomar medidas legais.



“A gente já iniciou o processo judicial, esclarecimentos na delegacia e tudo mais, para que ela possa responder porque foi para a rede social me expor, me atacar dessa forma, além do evento. Começou presencialmente”', desabafou.

Após conversar com colegas da área jurídica, Letícia registrou um boletim de ocorrência e iniciou um processo judicial contra a agressora. Sua decisão de tornar o caso público não apenas visa buscar justiça para si, mas também servir de inspiração e encorajamento para outras vítimas de racismo que muitas vezes optam por silenciar diante do preconceito.

Ao publicar seu relato nas redes sociais, Letícia reiterou seu compromisso em combater o preconceito racial e encorajar outras pessoas a não tolerarem tais atitudes discriminatórias. Sua determinação em seguir adiante com o processo é uma demonstração de que é preciso responsabilizar os agressores por suas ações.


Veja o vídeo a seguir: 

 

Temas