O que o brasileiro pensa?
03 de fevereiro de 2020, 21h38

Bahia: Policial bate com cassetete no rosto de mulher em festa de Iemanjá

Tradicional festa em homenagem a Iemanjá em Salvador teve diversos relatos dr violência e truculência policial; além da mulher agredida no rosto, houve tiroteio que deixou quatro pessoas feridas e um homem negro foi espancado por um PM durante abordagem; assista

Reprodução/Twitter

A cor branca que tradicionalmente marca a Festa de Iemanjá em Salvador, este ano, se misturou com o vermelho de sangue. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram abordagens policiais truculentas durante a festividade no bairro do Rio Vermelho neste domingo (2).

Em um deles, um policial bate no rosto de uma mulher com um cassetete.

Em outro, um PM espanca um homem negro e debocha de seu cabelo estilo black power durante uma abordagem.

Fórum entrou em contato com a secretaria de Segurança Pública da Bahia e aguarda um posicionamento oficial sobre os casos relatados.

Tiroteio

Para além da conduta da polícia, a festa foi marcada por um tiroteio. Quatro pessoas foram atingidas e, de acordo com jornais locais, uma delas teria falecido. O estado de saúde das outras ainda é desconhecido.

“Essas pessoas que adentraram ao evento, armadas, fugiram dos nossos postos de abordagem. Nós tivemos três postos grandes de abordagem, porém o Rio Vermelho tem uma característica entre 15 a 20 acessos por ruas para chegar no centro da festa. Então essa pessoa não deve ter passado por um dos nossos postos de abordagem, teve acesso sorrateiro por uma dessas ruas”, disse ao portal G1 o subcomandante da PM da Bahia, Elias Neves.

Em texto publicado em seu site, a secretaria de Segurança Pública do estado informou que foram contabilizados, durante a festa de Iemanjá, 7 furtos. Dois indivíduos envolvidos com roubo e furto foram presos e outras 11 pessoas foram encaminhadas para unidades da Polícia Civil por brigas e uso de entorpecentes.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum