Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
22 de janeiro de 2020, 20h52

Censura: PM pode ser expulso da corporação no Paraná por artigos críticos à polícia

Martel Alexandre del Colle está sendo perseguido por textos publicados após "aposentadoria"

Reprodução/Facebook

O policial militar da reserva Martel Alexandre del Colle está sendo ameaçado de expulsão da Polícia Militar do Paraná por críticas feitas em artigos publicados em sua coluna no site Justificando.

Segundo reportagem de Arthur Stabile, do Ponte Jornalismo, Colle, que integra o quadro da reserva por ter se aposentado, está sob investigação na PM pelos textos em que aponta incongruências da corporação. As publicações só começaram a ser feitas após a “aposentadoria” do oficial.

A polícia entende que ele mancha a imagem da entidade. “O referido policial militar é acusado oficialmente de ter produzido diversos textos e um vídeo trazendo ao conhecimento público imputações graves contra a instituição Polícia Militar do Paraná, bem como, em desfavor de autoridades civis constituídas”, é o que diz o coronel Eudes Camilo da Cruz, diretor de Pessoal da PM-PR.

Em conversa com a Ponte, Colle disse ver a investigação como censura. “A nosso ver, parece tentativa de censura, de me reprimir por ter opinião diferente da que eles querem passar. […] Vários PMs se posicionam nas redes sociais sobre todos os políticos. Minha punição vem por ser um posicionamento contra a autoridade que a PM não aceita que se critique”, declarou.

Em um dos textos publicado no Justificando, ele discute a função da PM como polícia de Estado ou polícia de governo. “Uma polícia de governo cria estratégias para controlar o povo e não teme usar a violência para conseguir tal objetivo. Uma polícia de governo vê o povo como um incômodo, como um inimigo, como uma ameaça”, diz no texto.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum