Fórum Educação
23 de fevereiro de 2020, 14h44

Com Damares presente, governo será denunciado na ONU por violação de direitos humanos

Ministra vai enfrentar críticas sobre o desmonte de programas sociais e dos direitos dos povos indígenas

Damares Alves - Foto: MMFDH

O governo de Jair Bolsonaro vai enfrentar inúmeras críticas na reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU, que se inicia nesta segunda-feira (24) e contará com a presença da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. Dentre os assuntos que serão discutidos no encontro, estão o desmonte dos programas sociais do país e os ataques aos direitos dos povos indígenas.

A reunião vai debater denúncias de diferentes entidades brasileiras contra o governo Bolsonaro, que alertam especialmente sobre a questão ambiental e de indígenas. “Particularmente preocupante é o aumento significativo das queimadas na Amazônia brasileira, seguindo as promessas feitas pelo novo governo de abrir terras indígenas para a agricultura e mineração”, alerta o documento.

Uma das denúncias critica diretamente o projeto de Jair Bolsonaro para autorizar a mineração em terras indígenas. Outra crítica diz sobre o desmonte de políticas de combate à fome. “As instituições nacionais de direitos humanos deveriam ter recursos financeiros suficientes e um órgão de monitoramento independente”, disse.

“O Brasil criou um grande exemplo de estabelecimento de uma estrutura institucional bem desenvolvida, sob a rubrica Fome Zero. Infelizmente, esta boa prática foi quase perdida em 2019, quando o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional foi desmantelado”, diz outro trecho.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum