Fórumcast, o podcast da Fórum
29 de julho de 2013, 13h02

Começa nesta segunda (29) o 2º júri do Massacre do Carandiru

Julgamento poderá terminar com policiais militares recebendo a maior pena da história da Justiça brasileira

Julgamento poderá terminar com policiais militares recebendo a maior pena da história da Justiça brasileira

Por Igor Carvalho

No dia 2 outubro, no Complexo do Carandiru, 111 presos foram assassinados (Foto: Divulgação)

O segundo julgamento envolvendo réus denunciados pelo Massacre do Carandiru começa nesta segunda-feira (29), no Fórum Criminal da Barra Funda. Serão julgados 26 policiais militares acusados de assassinar 73 presos no 2º andar do Pavilhão 9, no dia 2 de outubro de 1992.

Em abril, no primeiro júri, 23 PMs foram condenados a 156 anos de prisão pela morte de 13 detentos. À época, o juiz José Augusto Nardy Marzagão, que irá conduzir também este julgamento, determinou que cada morte representaria uma pena de 12 anos de reclusão aos agentes.

A expectativa, portanto, é que, se condenados, cada um dos 26 policiais militares tenham a pena estipulada em 876 anos, a maior da história da Justiça brasileira. A maior pena foi estabelecida também em decorrência do Massacre do Carandiru. O coronel Ubiratan Guimarães, que comandou a operação que resultou na morte de 111 presos, foi condenado a 632 anos de reclusão, porém, sua pena foi anulada em 2006.

Dos 26 PMs julgados neste 2º júri, nove ainda estão na ativa. Entre os réus, está o tenente-coronel Salvador Madia, que comandou a Ronda Ostensiva Tobias Aguiar (Rota) entre 2011 e 2012.

Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), a expectativa é que o julgamento termine na sexta-feira (3). Durante a semana, o governador de São Paulo à época, Luiz Antônio Fleury Filho, será ouvido novamente. No 1º júri, ele já havia testemunhado e afirmou que era dele a “responsabilidade política” pelo Massacre. Outro a depor pela segunda vez será Pedro Franco Campos, que era secretário de Segurança Pública no dia 2 de outubro de 1992.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum