Corte de verba em universidades federais vai atingir contas de água e luz na UFPR

A instituição já foi informada de um bloqueio de R$ 48 milhões no orçamento, depois da medida do MEC: futuro comprometido

Foto: UFPR
Escrito en BRASIL el
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nesta quinta-feira (2) que já foi comunicada de um bloqueio de R$ 48 milhões no orçamento da instituição, depois da medida tomada pelo Ministério da Educação (MEC). O corte representa 30% do orçamento da UFPR e vale para todas as universidades e todos os institutos federais do Brasil. O anúncio foi feito pelo secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Junior, nesta terça-feira (30). A instituição paranaense assegura que o bloqueio no orçamento irá impactar no funcionamento da universidade. Até mesmo as despesas comuns, como contas de água e energia elétrica, além de contratos de prestação de serviços, serão atingidas diretamente com o corte.

Incerteza

Após a decisão do MEC, o futuro passa a ser incerto. Se a medida do ministério não for alterada, o desempenho nas atividades da UFPR no segundo semestre deve sofrer “consequências graves”.

A UFPR possui 33 mil alunos matriculados em cursos de graduação, pós-graduação, programas de mestrado e doutorado, além de cursos de especialização e projetos de extensão.