Deslocamento do paredão de barragem da Vale chega a 18 cm e pode romper a qualquer momento

De acordo com a Agência Nacional de Mineração, a expectativa é que rompimento de talude ocorra neste fim de semana

Foto: Reprodução/Globocop
Escrito en BRASIL el
De acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), o deslocamento do talude (paredão) em uma mina da Vale, em Barão de Cocais, Minas Gerais, pode ocorrer a qualquer momento. A movimentação chegou a 18 cm, neste sábado (25). O talude é um paredão que fica acima da cava de mineração na Mina de Gongo Soco, que está cheia de água. A barragem Sul Superior está a 1,5 quilômetro da cava.

O risco é que o rompimento pode ocasionar uma reação em cadeia por abalos e o colapso da barragem. Cenário menos grave, mas preocupante, indica a possibilidade de a água da cava transbordar e atingir rios da região.

Wagner Nascimento, chefe da Divisão de Segurança de Barragens da Agência Nacional de Mineração (ANM), declarou que não é possível prever o dia em que ocorrerá a ruptura. No entanto, de acordo com ele, a tendência é que seja neste fim de semana.

Inundação e mortes Segundo estudo da própria Vale, caso o pior cenário aconteça, haverá, provavelmente, “inundação generalizada de áreas rurais e urbanas” com mortes, principalmente no distrito de Socorro e nas cidades de Barão de Cocais, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo. A população de Barão de Cocais passou por dois treinamentos de simulação de situação de emergência, caso ocorra mesmo o rompimento da barragem.