No rastro do óleo do Nordeste
02 de abril de 2018, 16h52

Direita usa robôs para ligar no celular das pessoas e convocar para manifestação anti-Lula

Internautas relatam que têm recebido ligações de um número desconhecido que são, na verdade, gravações de um robô as convocando para manifestações em prol da prisão de Lula organizadas por grupos como o MBL e o Vem Pra Rua

Pessoas relatam receberem ligações de números desconhecidos as convocando para manifestações anti-Lula (Reprodução)

Depois das notícias de que páginas e grupos de direita estariam utilizando  ‘bots’ – abreviação de robôs – para espalhar mensagens de ódio, postagens antipetistas e fakenews nas redes sociais, internautas têm relatado que esses mesmos grupos, ou pessoas que se utilizam de seus nomes, estariam utilizando robôs para fazer ligações automáticas convocando as pessoas para irem em manifestações em prol da prisão do ex-presidente Lula.

Ao menos desde sábado (31) que inúmeras pessoas têm relatado as ligações de um número não identificado. Em alguns casos, o identificador de chamadas mostrou o número de origem como ‘0011000000’.

Este tipo de mensagem automática em ligações normalmente é feito por empresas que desenvolvem as chamadas Unidades de Resposta Audível (URA) Ativas, e são muito utilizadas por companhias do setor de cobrança. Trata-se, de acordo com especialistas, de um serviço caro e, geralmente, contratado por grandes empresas.

“Venha parar rua no dia 3 se abril para apoiar a prisão do Lula e de todos os condenados em segunda instância”, diz a gravação.

No dia 3, terça-feira, estão marcadas em diversas capitais do país manifestações em prol da prisão de Lula organizadas por grupos como o Movimento Brasil Livre (MBL) e o Vem Pra Rua.

Fórum entrou em contato com ambos os movimentos para confirmar se eles estariam, de fato, por trás da ação das ligações e para obter mais informações sobre qual a empresa que desenvolve o serviço e quais os custos da iniciativa. A reportagem não recebeu nenhum retorno dos movimentos até a publicação desta nota.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum