Dois meses após crise energética, Amapá enfrenta novo apagão em 13 municípios

Empresa diz que falha ocorreu em linha de transmissão e que "questão já foi resolvida"

Apagão registrado em novembro de 2020 no Amapá (Reprodução)
Escrito en BRASIL el

Após cerca de dois meses da grave crise energética que deixou o Amapá sem energia por 21 dias, o estado registrou uma novo apagão por volta das 16h desta quarta-feira (13). Pelo menos 13 dos 16 municípios ficaram sem luz.

Segundo a empresa Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), responsável por administrar a principal subestação do estado, a ocorrência foi registrada na linha de transmissão de Laranjal à Macapá.

A empresa concessionária informa ainda que "disponibilizou as linhas de transmissão instantaneamente (em um minuto)" e que os equipamentos funcionam sem intercorrências.

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), que é a distribuidora de energia no estado, informou ao G1 que, por volta das 20h, a distribuição já estava normalizada tanto na capital quanto no interior.

O Ministério de Minas e Energia também declarou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pediu que a LMTE informe as medidas adotadas para solucionar o problema e evitar reincidências.

Trata-se do terceiro apagão registrado no Amapá desde o dia 3 de novembro de 2020. O segundo aconteceu no dia 17 de novembro do ano passado.

Temas