#Fórumcast, o podcast da Fórum
26 de setembro de 2019, 10h56

Eduardo Bolsonaro compartilha montagem falsa para atacar a ambientalista Greta Thunberg

Tanto a imagem quanto a notícia compartilhadas por Eduardo são falsas e foram manipuladas. Como fonte de sua postagem, Dudão indicou o link do site “Estudos Nacionais”, que replica informação do “Pleno News” e de um youtuber

Foto: Reprodução/Redes sociais

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) compartilhou na noite desta quarta-feira (25) uma montagem falsa com a foto da ambientalista de 16 anos, Greta Thunberg, ao lado de uma notícia que a acusa de ser financiada pelo investidor húngaro George Soros. No entanto, a foto da Greta foi manipulada e a notícia em questão também não procede.

A jovem sueca fez um discurso na Assembleia Geral das Nações unidas sobre as mudanças climáticas que viralizou por todo o mundo. Em seu discurso, ela disse que líderes de países como França, Alemanha, Argentina, Turquia e Brasil não fazem o suficiente para combater o aquecimento global, o que desagradou o clã Bolsonaro. O discurso foi proferido na última segunda-feira (23) em Nova York.

Desde então, ela tem sido alvo de diversos ataques na imprensa conservadora e nas redes sociais. Eduardo Bolsonaro foi um dos que tentou difamar a adolescente através de postagens manipuladas. Na foto publicada por ele, Greta aparece comendo em frente da crianças africanas. No entanto, a imagem original, publicada por Greta em suas redes sociais no começo do ano, mostra a jovem dentro de um trem sentido a Dinamarca.

Na janela, não aparecem crianças, e sim algumas árvores desfolhadas. Na legenda, está escrito: “Almoço na Dinamarca”.

Além da imagem falsa, Eduardo também compartilhou uma notícia falsa dizendo que Greta é financiada pelo milionário George Soros. A informação, que não é verdadeira, partiu de uma foto manipulada de Greta, em que a cabeça de Soros foi colocada no lugar do rosto de Al Gore, ao lado de quem a jovem realmente posou. A imagem original data de dezembro de 2018 e foi publicada nas redes sociais pela própria garota, que agradecia Al Gore por ser “um verdadeiro pioneiro” da causa ambiental.

Al Gore ganhou o Nobel da Paz em 2007 por sua defesa da causa ambiental e é conhecido também pelo documentário “Uma Verdade Inconveniente” (2006) que mostra o político democrata em várias palestras nas quais defende a urgência de se combater o aquecimento global.

Estudos Nacionais

Ao ser questionado sobre a autoria da montagem por um de seus seguidores, Dudão enviou o link do site “Estudos Nacionais”, que replica informação do “Pleno News” e do youtuber bolsonarista Bernardo Küster.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum