Fórumcast, o podcast da Fórum
04 de julho de 2016, 15h38

ENEM tem alta de 46% no uso de nome social por travestis e transexuais

A possibilidade de uso do nome social ocorreu pela primeira vez em 2014, quando foram feitos 102 pedidos

Por Redação

Mais de 400 travestis e transexuais vão utilizar o nome social no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano, um aumento de 46% em relação ao ano passado, quando o exame registrou 278 inscrições. A possibilidade de uso do nome social ocorreu pela primeira vez em 2014, quando foram feitos 102 pedidos.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pela aplicação da prova, recebeu 842 solicitações. Destas, 434 foram reprovadas porque os interessados não encaminharam a documentação necessária, segundo o instituto.

Para serem tratados pelo nome social, era preciso fazer a inscrição no mesmo período que os demais candidatos. Posteriormente, entre 1º de junho e 8 de junho, o pedido deveria ser formalizado pela internet, com o preenchimento de formulário e envio de foto recente e cópia de documento de identificação.

As provas do ENEM estão previstas para os dias 5 e 6 de novembro.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum