Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
22 de novembro de 2019, 22h09

Gugu Liberato: de menino prodígio a empresário de sucesso

A carreira de apresentador teve início em 1981 convidado por Silvio Santos para comandar a atração Sessão Premiada paulista. Um ano depois assumia nas noites de sábado o programa de auditório Viva a Noite

Foto: Divulgação

Antônio Augusto Moraes Liberato sempre quis trabalhar na televisão. Tanto que ainda muito jovem enviava cartas para Silvio Santos e mandava sugestões para o dono do SBT sobre programas que deveriam passar no canal. A ousadia do menino fez com que o Homem do Baú o contratasse ainda com 14 anos para ser assistente de produção do programa Domingo no Parque. A ascensão do paulistano dentro da empresa não demoraria muito para acontecer.

A carreira de apresentador teve início em 1981 convidado por Silvio Santos para comandar a atração Sessão Premiada paulista. Um ano depois assumia nas noites de sábado o programa de auditório Viva a Noite. Durante muito tempo também foi dele a missão de editar o boletim Semana do Presidente, que era veiculado nos intervalos entre os quadros do Programa Silvio Santos.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

Gugu ficou popular por ter embarcado no sucesso do grupo Menudo, famoso pela música “Não Se Reprima”, que foi exaustivamente promovido pelo programa Viva a Noite em 1984. É de Gugu também a façanha de lançar grupos do mesmo estilo, como Dominó e Polegar. Isso também o fez virar empresário. Sua produtora, a GGP, é responsável pela gravação de comerciais, programas e séries.

Gugu chegou a assinar um contrato com a Rede Globo. Porém, Silvio Santos pediu pessoalmente para Roberto Marinho para voltar atrás. O dono do SBT iria passar por uma cirurgia grave e a ideia era que, em caso de complicação, o principal astro do canal deveria ser Liberato. O salário do apresentador aumentou em dez vezes e ele passou a ter mais espaço dentro da grade de programação.

O grande sucesso da carreira veio no final dos anos de 1990 com o programa Domingo Legal, que entrou na briga com Domingão do Faustão, ironicamente o programa que faria na Globo. Muitas vezes a atração apelou para casos bizarros e mulheres seminuas no palco, o que levou a Justiça a tomar medidas regulatórias. O programa chegou a dar mais de 40 pontos de audiência. Um dos episódios que ficaram marcados na televisão brasileira foi a falsa entrevista que o apresentador fez com o que seriam integrantes do PCC.

Xuxa e Angélica

Além de apresentador. Gugu também atuou no cinema, ao lado das então apresentadoras infantis Xuxa Meneghel e Angélica, do grupo Os Trapalhões. Na música, Gugu lançou vários LPs e CDs. O disco Gugu Para Crianças, que tem o hit Pintinho Amarelinho, vendeu mais de 100 mil cópias no Brasil, sendo premiado com disco de ouro.

Gugu Liberato estava trabalhando na TV Record desde 2014. Atualmente, comandava o reality “Canta comigo”. A atração já está gravada e a sua final programada para ser exibia no dia 4 de dezembro.

Desde o final dos anos 1990 Gugu, era sócio de um canal de televisão no Mato Grosso, a TV Pantanal.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum