Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
18 de junho de 2018, 20h41

Lula estreia como comentarista da Copa do Mundo: “Treino é treino. Jogo é jogo”

Lula, que enviou seu comentário futebolístico ao programa "Papo com Zé Trajano", da TVT, avaliou que a Suíça não deixou o Brasil jogar e fez análises para as próximas partidas do mundial. Confira

Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas

Por RBA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estreou como comentarista da Copa do Mundo de 2018 nesta segunda-feira (18), no Papo com Zé Trajano, programa da TVT e da Rádio Brasil Atual. “Lula mandou para nós o primeiro comentário exclusivo dele, falando da seleção brasileira e dá um pitaco sobre a Alemanha e Cristiano Ronaldo. Nosso comentarista estreando”, anunciou o apresentador do programa, o jornalista José Trajano.

“Treino é treino, jogo é jogo. O jogo de estreia da seleção mostrou uma máxima do futebol que sempre repetimos: treino é treino e jogo é jogo. Jogo de eliminatórias é uma coisa e jogo de copa é outra. Foi exatamente o que aconteceu. O Brasil entrou em campo com o que tinha de melhor e a Suíça também. O Brasil queria ganhar e a Suíça também. Como fazer?”, questionou o ex-presidente.

Para Lula, o Brasil era favorito para o jogo de ontem (17), que terminou em empate com um gol para cada lado. “Pelo histórico das seleções, o Brasil tinha de vencer. Afinal, é a única seleção pentacampeã e, portanto, amplamente favorita. Suíça também queria ganhar e tinha duas opções: ou jogar melhor que o Brasil ou não deixar o Brasil jogar. E foi o que fez: marcou forte, de forma muito dura e não deixou a seleção jogar.”

Lula fez uma crítica de que, mesmo com a marcação forte da Suíça e com dúvidas em relação ao desempenho da arbitragem, a seleção canarinho não fez uma boa partida. “Não deixaram o Neymar jogar, fazendo faltas e faltas. Além disso, o Neymar tentava, sem êxito, carregar a bola. Não conseguiu. A culpa pode ser do momento psicológico da estreia, pode ser da falta não marcada no Miranda no lance do gol da Suíça, pode ser do pênalti não marcado no Gabriel Jesus. Sinceramente, o fato é que não jogamos bem e o adversário fez o que tinha de fazer, que era impedir o jogo do Brasil.”

O ex-presidente ainda enviou uma mensagem de respeito ao próximo adversário do Brasil, a Costa Rica, na próxima sexta-feira, às 9h, e falou sobre dois destaques da Copa. “Vamos nos preparar para a próxima, na sexta-feira, sem menosprezar a Costa Rica. Afinal, todos sabem que um dia o pequeno Davi venceu o gigante Golias. Toque final: duas coisas ficaram provadas na semana da Copa: a Alemanha não é invencível e, entre os maiores craques, só o Cristiano Ronaldo fez por merecer. O resto é conversa para mesa de bar”, disse.

A recepção dos espectadores por meio do YouTube foi positiva. “Lula, melhor presidente do Brasil, é também um grande comentarista”, disse o internauta Alexandre Coelho. “Um grande comentarista, Lula, além de esperança de um povo. Parabéns, Zé, estamos juntos!”, disse Marcos do Carmo. “Lula é Lula, tanto como presidente, ou como comentarista ele arrebenta”, disse Nilson Quintanilha.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum