Fórumcast, o podcast da Fórum
05 de setembro de 2019, 21h30

Marcelo Crivella censura Bienal do Livro do Rio de Janeiro

O prefeito não gostou de ver um livro em quadrinhos para adultos com cenas homoafetivas e mandou que as publicações fossem recolhidas, veja vídeo

Marcelo Crivella. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou pelo Twitter que mandou que os organizadores da Bienal do Livro do Rio de Janeiro recolhessem um livro “com conteúdo impróprio” dos stands. Segundo ele, a publicação, voltada para adultos, trazia conteúdo sexual destinado a crianças.

“Pessoal, precisamos proteger as nossas crianças. Por isso, determinamos que os organizadores da Bienal recolhessem os livros com conteúdos impróprios para menores. Não é correto que elas tenham acesso precoce a assuntos que não estão de acordo com suas idades”, disse em publicação que acompanhava vídeo em que mostrava o livro censurado.

A obra trata-se do HQ “Vingadores – a cruzada das crianças”, que traz cenas em que heróis mantém relacionamento homoafetivo. A publicação não é voltada para o público infantil.

O vereador Alexandre Isquierdo (DEM) chegou a criticar a comercialização da publicação no plenário da Câmara dos Vereadores. Ele apresentou moção de repúdio à Marvel, à Panini e à editora Salvat. “Um alerta aos pais! O livro infantil da Marvel que propaga o homossexualismo para as crianças!”, disse.

 


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum