Mortes provocadas por fortes chuvas chegam a 24 na Bahia e 6 em Minas Gerais

Na Bahia, 132 municípios estão em situação de emergência; em Minas são 63

Inundações em Sambaituba, em Ilhéus, Bahia | Foto: Camila Souza/GOVBA
Escrito en BRASIL el

A Defesa Civil da Bahia divulgou um novo boletim na noite desta quarta-feira (29) sobre a tragédia provocada pelas fortes chuvas no estado. O número de mortes confirmadas saltou para 24 na Bahia. O estado de Minas Gerais também está sendo castigado pelas inundações, que já deixaram 6 mortos.

Segundo dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), 3 novas mortes foram confirmadas na Bahia nas últimas 24h, fazendo o número de vítimas subir para 24. No total são 37.324 desabrigados, 53.934 desalojados e 434 feridos. 

As mortes confirmadas nesta quarta (29) são de um casal que teve o carro arrastado pela enxurrada, em São Félix do Coribe; e um homem, morador de Ubaitaba, atropelado por um motorista que perdeu a visibilidade por causa das chuvas. 

Os municípios com vítimas fatais são: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (2), Aurelino Leal (1), Itabuna (2), São Félix do Coribe (2) e Ubaitaba (1). Os números correspondem às ocorrências registradas em 141 municípios afetados. Destes, 132 estão em situação de emergência.

O governador Rui Costa (PT) tem cobrado uma ação mais efetiva do governo de Jair Bolsonaro na contenção das consequências da tragédia e no apoio às vítimas. Bolsonaro está de férias em Santa Catarina.

Nesta quarta-feira (29), o governo Bolsonaro negou ajuda humanitária oferecida pela Argentina à Bahia.

Seis mortes em Minas Gerais

A Defesa Civil de Minas Gerais também atualizou a situação da tragédia provocada pelas chuvas. Seis mortes foram registradas nas seguintes cidades: Uberaba, Coronel Fabriciano, Nova Serrana, Engenheiro Caldas, Pescador e Montes Claros. Cerca de 10 mil pessoas ficaram desalojadas e 2 mil estão desabrigadas. 63 municípios decretaram situação de emergência.