Fórum Educação
16 de outubro de 2018, 16h13

Mulheres negras que participavam de concurso de beleza são comparadas a escravas no DF

De acordo com delegada responsável pelo caso, suspeitos do caso de racismo devem ser adolescentes

Foto: Reprodução

Três suspeitos estão sendo investigados pela Polícia Civil do Distrito Federal depois de terem comparado mulheres negras que participavam de um desfile de moda a escrevas. O evento ocorreu em um shopping, no final de semana. As manifestações racistas aconteceram em um grupo de WhatsApp de as imagens da conversa foram encaminhadas para as autoridades. Elas acreditam que as pessoas que cometeram o crime podem ser adolescentes.

Na conversa, um dos suspeitos diz que estava sendo realizado um desfile “só de preta”. E finaliza: “Coisa horrorosa”. Depois, outro suspeito compartilha uma foto com escravas, afirmando que o amigo tinha tirado uma foto do evento.

De acordo com a delegada Erika Macedo, a denúncia foi feita por um dos organizadores do evento, na tarde de segunda-feira (15), e o caso deve ser solucionado até o final desta semana. “Estamos levantando as pessoas que fizeram as ofensas. Ao que tudo indica, foram adolescentes. Parece que era um grupo de estudantes. Confirmando isso, vamos encaminhar para a Delegacia da Criança e do Adolescente”, afirmou a responsável pela investigação.

O evento ao qual os suspeitos se referiam era o concurso Top Cufa (Central Única das Favelas ), que é um concurso de beleza dedicado à valorização da beleza das mulheres da periferia. Em uma nota de repúdio, o evento se posicionou sobre o assunto nas redes sociais. Nele, a organização afirma estar preocupada “com o crescimento de casos de racismo relatados em todo o nosso País”.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum