No Podpah, Lula responde se pobre pode comer camarão: “Pode e deve, porque é ele quem pega”

Apesar de descontraído, Lula falou, principalmente, sobre a volta da fome no país, e "polêmica" sobre o camarão servido em acampamento do MTST veio à tona

Na entrevista ao Podpah Podcast, que vem dominando as discussões nas redes sociais na noite desta quinta-feira (2), o ex-presidente Lula (PT) manteve um bate-papo descontraído com os apresentadores Igão e Mitico, falando de futebol, vida amorosa, curiosidades pessoas e, naturalmente, política. O assunto, no entanto, por inúmeras vezes se direcionou ao que pode ser considerado o maior problema atual no Brasil: a fome.

Em determinado momento, quando Lula falava que passou fome na infância, adolescência e até no início da vida adulta, foi perguntado por um dos apresentadores: “E pobre pode comer camarão?”.

A pergunta fez referência à “polêmica” instaurada recentemente por bolsonaristas diante do fato de que foi servido camarão em um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) durante exibição do filme “Marighella”, de Wagner Moura. Para apoiadores de Bolsonaro, seria “incoerência” pessoas pobres serirem e comerem camarão.

Lula foi direto: “Pode e deve. Até porque é ele quem pega. Pega camarão, produz carro. O pobre tem direito àquilo que produz”.

O ex-presidente voltou a falar que “o pobre é a solução”, e não “o problema” do país, e que essas pessoas devem ser incluídas no orçamento.

“Não é que falta comida, falta dinheiro para as pessoas comprarem. Se você der um pouquinho de dinheiro, as pessoas vão comprar.  É a falta de crença no povo pobre, é a falta de respeito ao povo pobre. Acham que as pessoas são pobres porque querem. O ser humano quer ascender na vida social, quer evoluir. Ninguém quer comprar carro velho, quer comprar carro novo”, declarou.

“Uma pessoa na periferia, quando recebe 50 reais, quando recebe 10 reais, 100 reais, ela não vai depositar no banco para fazer investimento, ela vai comprar comida. Vai comprar uma blusinha pra filha, um chinelo, vai fazer uma dentadura nova”, afirmou, adicionando ainda que, uma das “missões” que o “mantém vivo”, é “lutar muito forte contra a desigualdade”.

Assista

Publicidade

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista, editor de Política, desde 2014 na revista Fórum. Formado pela Faculdade Cásper Líbero (SP). Twitter @ivanlongo_