Novonor: Após Lava Jato, Odebrecht muda de nome

Após "esconder" o nome em subsidiárias, a empresa faz uma mudança mais radical

Foto: Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

A empreiteira Odebrecht anunciou nesta sexta-feira (18) o novo nome que irá adotar com o objetivo de se dissociar dos esquemas de corrupção denunciados pelo Ministério Público na Operação Lava Jato.

A gigante do ramo da construção passará a se chamar Novonor, uma junção de "novo" com "norte".

"Esta é uma decisão histórica para nós. Estamos apresentando a marca de uma empresa inteiramente transformada, e que passa a contar a sua história a partir de agora sempre olhando para o futuro”, disse Maurício Odebrecht, filho mais novo de Emílio Odebrecht, em comunicado.

Desde 2016, o grupo tem tentado “esconder” o nome Odebrecht de suas empresas. Entre as mudanças: Odebrecht Agroindustrial virou Atvos; Odebrecht Óleo e Gás agora é Ocyan; Odebrecht Realizações Imobiliárias virou OR e Odebrecht Engenharia e Construção passou a se chamar OEC.

A empresa tem sido orientada pela Interbrand desde então.

Forte colaboradora da Lava Jato desde que foi denunciada, a Odebrecht é acusada de adulterar arquivos para incriminar delatados e pagar 1,5 bilhão aos 77 executivos que toparam participar de arranjo da delação premiada. O ex-presidente da empreiteira, Marcelo Odebrecht, teria confidenciado a pessoas próximas que as provas que apresentou ao MP não comprovam que Lula foi beneficiado com desvios da Petrobrás.

Com informações de Valor e Meio&Mensagem