Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
01 de março de 2019, 14h30

O que é meningite meningocócica, a doença que matou o neto de Lula

A meningite meningocócica é uma doença causada por uma bactéria transmitida pelas vias respiratórias, chamada meningococo, que precisa ser tratada com antibióticos, pode evoluir para um quadro fatal em algumas umas horas

Lula e o neto, Arthur (Reprodução)

Arthur Lula da Silva, o neto de 7 anos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, morreu nesta sexta-feira (1°) de meningite bacteriana em São Paulo. Ele foi deu entrada pouco após as 7h no Hospital Bartira, no região do ABC Paulista, e morreu no início da tarde. A meningite bacteriana, que matou o neto do presidente, é a variedade mais grave da doença. Entenda o que aconteceu com Arthur e a diferença entre meningite bacteriana e viral.

Blog do Rovai: Jornalista de O Globo soube da morte de neto do Lula antes de familiares

Meninges são membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Quando um vírus ou bactéria vence as defesas do organismo e aninha-se nas meninges, elas se inflamam, podendo produzir pus e a infecção se espalha pelo sistema nervoso central.  A essa inflamação, dá-se o nome de meningite, que pode ser viral ou bacteriana (meningocócica), a mais grave, que matou o neto de Lula.

O quadro da meningite viral é mais leve. A nuca fica um pouco rígida e o paciente sente dor ao tentar dobrá-la. Quando é detectada, o protocolo médico é esperar que o caso se resolva sozinho. Esta é a principal diferença do quadro para o de uma meningite bacteriana. A maioria das meningites virais é benigna e evolui sem tratamento.

A meningite bacteriana é causada por uma bactéria transmitida pelas vias respiratórias, chamada meningococo. Esta passa do nariz para o sangue e é levada para o cérebro, onde estão as meninges.

Os sintomas são febre alta, vômitos, dor de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, eventualmente, manchas vermelhas pelo corpo, o que é um sinal de que a infecção está se alastrando. A meningite meningocócica, que precisa ser tratada com antibióticos, pode evoluir para um quadro fatal em algumas umas horas.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.

 

 

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum