Professores do Paraná aprovam greve contra retorno de aulas presenciais durante a pandemia

De acordo com o presidente da APP-Sindicato, a paralisação ocorrerá caso o governo decida pelo retorno às aulas ainda em 2020

Professores e funcionários da rede estadual de ensino do Paraná decidiram, em votação neste sábado (12), entrar em greve contra a retomada das aulas presenciais durante a pandemia do coronavírus. De acordo com o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, a paralisação ocorrerá caso o governo decida pelo retorno às aulas ainda em 2020.

“A categoria está mobilizada e não aceitará qualquer imposição que coloque em risco à vida tanto dos estudantes e seus familiares, quanto dos profissionais que trabalham nas escolas”, disse Leão, em entrevista ao Tribuna do Paraná. Nesta semana, o secretário de educação do estado, Renato Feder, afirmou que o retorno só irá acontecer quando médicos e infectologistas liberarem.

A greve dos professores também pede condições melhores de trabalho. “Vamos reforçar nossa resistência, especialmente neste momento complexo em que os governos têm promovido uma política de precarização da educação pública e de retirada de direitos da nossa categoria”, relatou a secretária de Finanças da APP-Sindicato, professora Walkiria Olegário Mazeto.

Em meio à discussão sobre a volta às aulas em meio a pandemia, um estudo da Escola Médica da Universidade de Harvard (EUA) publicado em agosto no Journal of Pediatrics revelou que crianças infectadas pelo coronavírus ficam com uma carga viral muito mais alta do que se pensava, principalmente nos dois primeiros dias. Com isso, são mais fortes transmissoras da doença, mesmo que fiquem assintomáticas.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR