BLACK FACE

Escola posta foto de professora com "black face" e gera críticas nas redes

Postagem, considerada racista, foi apagada após uma enxurrada de críticas

Professora fez black face em encenação divulgada pelo Colégio dos Santos Anjos.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en BRASIL el

O Colégio dos Santos Anjos, de Varginha (MG), gerou revolta esta semana em razão de uma publicação feita nas redes sociais em que uma professora branca aparece com o rosto pintado de preto - remetendo à prática racista de black face. A unidade de ensino apagou a postagem e publicou um pedido de desculpas, mas as críticas persistiram.

A professora aparecia com uma peruca remetendo a cabelos crespos e a pele pintada no que seria uma encenação da peça chamada "Bonequinha Preta". 

Na descrição da imagem, a instituição dizia que a encenação foi uma "homenagem" à Superiora da Congregação, Irmã Marina Andrade.

A publicação foi detonada nas redes. Usuários destacaram que a prática de black face é racista e que o fato de ser uma unidade de ensino o fazendo torna a situação ainda mais grave. 

Além de Varginha, a Rede de Educação Santos Anjos possui unidades em outras 5 cidades: Além Paraíba (MG), Caçador (SC), Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Vassouras (RJ).

Após a polêmica, a direção da unidade publicou um pedido de desculpas e disse que abriu "procedimento interno" para esclarecer o ocorrido. "A Direção reitera que não tolera quaisquer atitudes de discriminação e que a atividade teve por objetivo ilustrar a personagem da obra literária, sem qualquer ideia ofensiva ou discriminatória", diz trecho da nota.

Confira a nota do colégio:

"A Direção do Colégio dos Santos Anjos – Unidade Varginha (MG) vem a público manifestar o PEDIDO DE DESCULPAS à toda sociedade em virtude da Contação de História alusiva ao livro “A Bonequinha Preta”, realizada no Auditório do Colégio na última quarta-feira, 27, aos alunos da Educação Infantil.

A Direção reitera que não tolera quaisquer atitudes de discriminação e que a atividade teve por objetivo ilustrar a personagem da obra literária, sem qualquer ideia ofensiva ou discriminatória.

É necessário esclarecer que a Instituição conta com Programas Pedagógicos que estimulam os alunos e familiares a discutirem sobre os principais temas que envolvem representatividade, respeito, diversidade e relacionamentos.

A Direção Administrativa e Pedagógica abriu Procedimento Interno, com objetivo de esclarecer o ocorrido e se compromete a promover novas e intensificar campanhas e palestras sobre o tema.

A Direção."