REDE ELÉTRICA

Celular carregando em cima de cama pode ter causado incêndio em apartamento de BH; associação faz alerta

Abracopel reforça os cuidados em relação aos dispositivos móveis como celulares e tablets

Celular carregando pode ter causado incêndio em apartamento de BHCréditos: Reprodução / Divulgação redes sociais
Escrito en BRASIL el

Um celular carregando pode ter causado o incêndio em um apartamento  na Savassi, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na madrugada deste domingo (1º). 

Os moradores do prédio foram surpreendidos com o apartamento pegando fogo no 9º andar. Os andares foram evacuados, mas as chamas não alastraram e a estrutura do prédio não foi comprometida, segundo o Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido.

A moradora contou aos militares que o celular estava conectado a tomada e em cima da cama quando as chamas começaram. Ela acredita que o incêndio iniciou neste local.


Perigos durante o carregamento


A Associação Brasileira de Conscientização para os perigos da Eletricidade Abracopel reforça os cuidados necessários em relação aos dispositivos móveis, como celulares e tablets. Aparentemente inofensivos, esses equipamentos podem causar acidentes graves. 
Somente no ano passado, conforme dados da Abracopel foram registrados no Brasil, 1.585 acidentes de origem elétrica, sendo 761 com mortes. Destas,674 foram causadas por choques elétricos e 47 por incêndios decorrentes de sobrecarga.

Entre as recomendações está a não utilização do equipamento enquanto ele carrega. "Se houver a necessidade de utilização, desconecte-o da tomada, utilize e coloque-o novamente no carregador", diz o órgão.  

Outra dica é nunca deixar o celular exposto em locais quentes e úmidos como no sol ou banheiro, por exemplo.
Evitar os tombos do aparelho e fazer a manuteção em local assistência técnica autorizada são algumas das dicas de segurança.

 "A manutenção do celular deve ser efetuada em lojas autorizadas, pois elas estão aptas a colocar somente produtos originais em seu equipamento", reforça a Abracopel.